E os Jogos Paralímpicos? - Plataforma Media

E os Jogos Paralímpicos?

A cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio contou com 162 países e regiões. A equipa olímpica chinesa é constituída por 251 atletas, que irão competir em 20 modalidades. Porém, na noite da cerimónia, foi anunciado que a TDM, maior estação televisiva de Macau, não iria transmitir o evento em direto.  

O canal TDM Desporto, cuja programação é constituída maioritariamente por eventos desportivos, afirma no seu website ser “um canal para os amantes do desporto”. Contudo, notamos uma grande diferença entre a programação dos Jogos Olímpicos e dos Paralímpicos. Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram transmitidos pela TDM Desporto, através de licenciamento da CCTV, com narração em cantonês, mandarim e português. Já os Paralímpicos, para além da ausência de emissão em direto, não contam sequer com um resumo diário. Sendo ambos eventos que recebem atenção de todo o mundo. Esta diferença na programação dá que pensar. Esta é também a edição com a maior participação chinesa no estrangeiro.  

O público de Macau queria torcer pelos atletas nacionais, mas para assistir aos Jogos Paralímpicos, tem de fazê-lo através da CCTV5 ou de estações televisivas de Hong Kong. Estará assim a programação da TDM a dar resposta às expetativas básicas de uma estação pública? Irá alguma vez a sociedade dar valor aos portadores de deficiência? 

*Editor da edição chinesa do PLATAFORMA

Related posts
Opinião

Espírito festivo

Opinião

Planeamento marítimo em Macau

Opinião

Imagem de Macau

Opinião

Olhar para o mar, e depois?

Assine nossa Newsletter