Início » Filósofo francês Jean-Luc Nancy morre aos 81 anos

Filósofo francês Jean-Luc Nancy morre aos 81 anos

Nancy tem várias obras traduzidas em Portugal, a começar por “Resistência da Poesia”, pela Vendaval (2005), passando por “O ‘Há’ da relação sexual'”, pela Quasi (2008), ou “À escuta”, pela Chão da Feira (2014), entre outras

O filósofo francês Jean-Luc Nancy morreu esta terça-feira, aos 81 anos, confirmou o jornal Le Monde junto do seu editor, depois de uma notícia avançada por um jornal regional da Alsácia.

Nascido em Caudéran, hoje parte de Bordéus, em 1940, formou-se em Filosofia pela Universidade da Sorbonne, em Paris, em 1962, onde trabalhou com Georges Canguilhem e Paul Ricoeur, que foi o seu orientador da dissertação de mestrado sobre a filosofia da religião de Hegel, segundo a biografia disponível na página da European Graduate School, na Suíça, onde foi professor, ocupando a cátedra precisamente com o nome do filósofo alemão.

Assistente no Instituto de Filosofia da Universidade de Estrasburgo, em 1968, terminou a sua tese de doutoramento em 1973 sobre o discurso analógico de Kant, também sob orientação de Ricoeur. Nesse ano tornou-se assistente na Universidade de Ciências Humanas, em Estrasburgo, onde deu aulas até se reformar, em 2002.

Com Philippe Lacoue-Labarthe, Jacques Derrida e Sarah Kofman dirigiu uma coleção de filosofia nas edições Galilée, pelas quais publicou mais de 30 títulos ao longo da carreira, desde “Le Titre de la Lettre”, em 1973, a “Mascarons de Macron”, já este ano.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!