Covid-19: capital paulista registra primeiro caso da variante Delta - Plataforma Media

Covid-19: capital paulista registra primeiro caso da variante Delta

Secretaria está monitorando três pessoas da família do infectado.

A capital paulista identificou o primeiro caso da variante Delta do novo coronavírus, com origem na Índia, de acordo com informações divulgadas hoje (5) pela prefeitura. Um homem de 45 anos testou positivo para a variante e está em monitoramento pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região.

A identificação foi possível devido a uma iniciativa, em parceria com o governo do estado, em que desde abril o município encaminha parte das amostras de exames RT-PCR positivos ao Instituto Butantan para análise genômica a fim de identificar as cepas em circulação na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está monitorando três pessoas da família do paciente – mulher, enteado e filho -, que são acompanhadas também pelas equipes de saúde da UBS local.

Segundo o município, o monitoramento das variantes na capital é realizado por meio de cálculo amostral, por semana epidemiológica, com cerca de 250 amostras semanais que seguem para análise do laboratório do Butantan, onde é realizado o sequenciamento genético.

Além disso, a SMS informou que fechou acordo de estudo de variantes (cerca de 300 amostras) com o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e com o Instituto Adolfo Lutz, que fazem a vigilância com o objetivo de identificar quais cepas circulam pela cidade.

Related posts
BrasilDesporto

"Melhor médio jovem do mundo", Pablo Maia tem marca histórica no São Paulo

Brasil

Saúde admite falha em dados sobre vacinados no Brasil

BrasilSociedade

Covid-19 matou mais crianças pequenas do que 14 doenças em 10 anos

AngolaBrasil

Película angolana teve a pré-estreia no Brasil

Assine nossa Newsletter