Início » Guerra de recursos

Guerra de recursos

Dinis ChanDinis Chan*

Recentemente teve início um conflito entre o Tajiquistão e o Quirguistão, dois vizinhos da China.

Como em muitas disputas fronteiriças, ambos os lados acusam-se de desrespeitar os limites de território e de uso de armas de fogo. Esta luta entre as duas nações pelo uso de recursos naturais hídricos – um rio – causaram já várias mortes.

Excluindo alguns locais como o Vale de Fergana, o Rio Amu Dária, o Rio Sir Dária e alguns oásis dispersos, a região da Ásia Central é na sua maioria bastante seca. Cada rio e lago é por isso extremamente valioso. Todavia, o mais bizarro é que após a notícia de construção de um projeto chinês para aproveitamento de águas em Ili, ambos os primeiros-ministros reuniram-se e fizeram as pazes, mostrando o poder da atitude intimidante da China.

O Tajiquistão e o Quirguistão são ambos países do povo turco, partilham a mesma cultura, os mesmos antepassados e possuem um passado histórico semelhante. Durante os tempos modernos ambos fizeram parte da União Soviética e os dois são agora membros da Comunidade dos Estados Independentes, liderada pela Rússia, e da Organização para Cooperação de Xangai, liderada pela China. Todavia, mesmo nações tão parecidas e próximas são capazes de combater implacavelmente para ter acesso a recursos naturais.

Muitos salientam que o século XXI será uma época de luta pela água. À medida que estes recursos vão desaparecendo, o número e dimensão dos conflitos continuarão a crescer. Cerca de 80 anos passaram desde o fim da Segunda Guerra Mundial, e excluindo algumas disputas locais, o mundo inteiro está a viver um período de paz prolongada, mas os grupos extremistas estão a ressurgir, assim como a ideia de “lutar ferozmente por um lugar neste mundo”. Devemos ter cuidado para não repetir os erros do passado e voltar à guerra para resolver conflitos. 

*Diretor Executivo do Plataforma

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website