Procura por cooperação

Procura por cooperação

A semana passada o Parlamento Europeu (PE) votou pelo congelamento do “Acordo Abrangente sobre investimento UE-China”. O documento, concluído em dezembro do ano passado, após dez anos de negociações, previa a entrada em vigor este ano, depois de aprovado pelo PE. Todavia, a situação agora complica-se de novo com a paralisação da aprovação. Como será a cooperação entre as duas regiões daqui para a frente?

Seguindo o tópico, o Centro de Pesquisa Estratégica para o Desenvolvimento de Macau e a Associação Económica de Macau, no livro “Macau 2020 – objetivos a longo prazo e estratégia de desenvolvimento para os próximos 20 anos”, publicado em 2000, menciona várias estratégias para a cidade ao longo desse período. “Macau possui uma variedade de laços no mundo internacional, incluindo tanto nacionais chineses no estrangeiro como a própria história de Macau; estas dezenas de milhares de cidadãos espalhados pelo mundo podem ser usados para seu benefício”, lê-se no documento.

A obra menciona ainda que Macau deverá aproveitar a ligação à União Europeia para entrar em contacto com o mundo de língua portuguesa. A UE sempre deu grande importância ao estatuto especial de Macau. “Para a EU, a função de Macau a longo prazo poderá ser maior ainda do que a de Hong Kong”, adianta. As duas partes possuem uma base sólida para a cooperação, devido à relação através da língua, religião, cultura, arte, setor económico e comercial e intercâmbio de recursos humanos. O Brasil é também um país em desenvolvimento com grande potencial. Macau deverá assim estabelecer a cooperação e desenvolvimento de laços próximos com o Brasil como uma das principais medidas estratégicas.

20 anos depois, terá esta visão internacional para Macau crescido? Investiu-se na cooperação com países de língua portuguesa, União Europeia e com a América do Sul? Foram obtidos resultados? Num mundo pós-pandemia, estará Macau preparado para ir ao encontro deste recomeço global?

*Editor da edição em chinês do Plataforma

Related posts
Opinião

Desenvolvimento da Indústria do Desporto

Opinião

Ligações de transporte

Opinião

A forma como recebemos informação

Opinião

Talentos em Línguas Estrangeiras

Assine nossa Newsletter