Início Opinião Perspetivas de desenvolvimento

Perspetivas de desenvolvimento

Johnson ChaoJohnson Chao*

No ano 2000, quando Macau voltou a ser território chinês, o Centro de Pesquisa Estratégica para o Desenvolvimento de Macau e a Associação Económica de Macau publicaram em conjunto o “Macau 2020 – objetivos a longo prazo e estratégia de desenvolvimento para os próximos 20 anos”. Este livro discute as várias direções de desenvolvimento que Macau poderá tomar durante o futuro e descreve as vantagens e desvantagens da cidade. Agora, 20 anos depois, será que as previsões do livro ainda são pertinentes?

É mencionada na obra como uma das condições favoráveis para o desenvolvimento da região, o reconhecimento da soberania de estado pela maioria da população e a coesão nacional, são essenciais para um território desenvolvido. Macau e Zhuhai são também descritas como cidades naturalmente parceiras, salientado o desenvolvimento conjunto de Hengqin como uma prioridade para a região e as possibilidades imensas caso a ilha receba o estatuto de “região especial”.

Passaram 20 anos, Macau e Zhuhai desenvolveram de facto Hengqin, mas qual a qualidade deste desenvolvimento? Na cerimónia de celebração do 20º aniversário do retorno de Macau à China, o presidente Xi Jinping afirmou: “Precisamos de nos esforçar no desenvolvimento conjunto de Hengqin por parte de Macau e Zhuhai, criando mais espaço e força impulsionadora para o crescimento a longo prazo de Macau”.

Em relação à cooperação entre Macau e outras regiões, o livro sugere que se desenvolva a colaboração entre Macau e Hong Kong, promovendo a troca de recursos, tecnologia e talentos entre as duas cidades. Também deve ser promovida de forma mais alargada a cooperação entre Macau e Taiwan, que já possui bases, e adotar a ideologia “um país, dois sistemas” de forma racional. As sugestões de há 20 anos atrás mencionam o reforço da cooperação com a região do Delta do Rio das Pérolas, Hong Kong e Taiwan. Hoje, com o projeto da Grande Baía a todo o gás, ainda haverá espaço para ainda mais cooperação?

*Editor da edição em chinês do Plataforma

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!