Chile e China classificam-se e completam torneio olímpico feminino de futebol

Chile e China classificam-se e completam torneio olímpico feminino de futebol

O Chile conquistou nesta terça-feira uma classificação histórica para o torneio de futebol feminino dos Jogos de Tóquio-2020, assim como a China, completando as 12 seleções que participarão do evento olímpico de 21 de julho a 6 de agosto

As chilenas empataram em 0 a 0 com a seleção de Camarões no jogo de volta dos playoffs e fizeram valer a vitória da ida de 2 a 1. 

Um novo marco para esta geração da ‘Roja’ feminina que pela primeira vez consegue a classificação para os Jogos Olímpicos, após sua estreia há dois anos em uma Copa do Mundo, na França-2019.

“O que essas jogadoras fizeram nunca será apagado”, disse o técnico chileno José Letelier no final da partida. 

“Estamos felizes por termos alcançado esta classificação. Estávamos muito confiantes e animadas de que iríamos alcançá-la. Foi um jogo muito difícil”, disse a goleira do Paris Saint-Germain e capitã do Chile, Christiane Endler, no gramado após a partida. 

Nesta terça-feira foram distribuídas as duas últimas vagas para o torneio olímpico. A outra seleção a se classificar foi a China, depois de empatar em casa com a Coreia do Sul (2-2, após a prorrogação), na partida de volta do duelo da zona asiática disputada em Suzhou.

Na ida, as chinesas venceram por 2 a 1 como visitantes, mas no jogo de volta foi a Coreia do Sul que venceu pelo mesmo resultado nos 90 minutos regulamentares e forçou a prorrogação. 

A equipe local obteve a classificação no tempo extra graças a um gol de Wang Shuang, ex-atacante do PSG. 

“Trabalhamos muito no ano passado e merecemos este resultado”, disse o técnico chinês Jia Xiuqan. “Com o nosso espírito de equipe, tudo é possível”, acrescentou.

– Brasil, o outro latino-americano –

Neste jogo de volta, as chinesas contaram com o apoio de 13 mil espectadores. 

O duelo estava inicialmente agendado para março de 2020, mas foi adiado três vezes devido à pandemia de covid-19, que também fez com que os Jogos de Tóquio fossem adiados em um ano. 

As sul-coreanas nunca se classificaram para os Jogos Olímpicos desde que o futebol feminino foi introduzido no país asiático em 1996.

A China, por sua vez, ficou com a medalha de prata na primeira edição, perdendo a final em Atlanta-1996 para os Estados Unidos. 

Com a classificação de Chile e China, já são conhecidas as doze seleções que participarão dos Jogos de Tóquio: Austrália, Brasil, Canadá, Grã-Bretanha, Zâmbia, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Suécia e Estados Unidos, além das chilenas e chinesas. 

A Alemanha, atual campeã olímpica, não se classificou e, portanto, não poderá defender o título em Tóquio.

Related posts
Mundo

Cientistas descobrem um novo vulcão ativo na Patagónia chilena

BrasilDesporto

Lindsay Camila, sonhadora e primeira treinadora a conquistar a Libertadores

Sociedade

Justiça lenta para mulheres vítimas de tortura sexual na ditadura chilena

BrasilDesporto

"É um sonho", diz a brasileira Edina Alves, primeira árbitra em um Mundial de Clubes

Assine nossa Newsletter