Boas escolhas - Plataforma Media

Boas escolhas

A implementação e cancelamento repentino dos vales de consumo eletrónico surpreendeu e deixou toda a população confusa.

O plano de vales de consumo eletrónico tem boas intenções e foi baseado em medidas semelhantes implementadas em regiões vizinhas. O incentivo ao consumo durante este período de recessão económica também tem ajudado a estimular o movimento de capital e a procura no mercado local, reduzindo a dependência de dinheiro público para criar consumo. O Governo pretende investir o mínimo possível e conseguir ainda impulsionar o consumo privado e a procura local, tornando a atividade comercial de novo lucrativa e criando mais emprego. É também positivo para toda a sociedade que o Governo continue a incentivar o consumo privado e a reduzir a entrada de capital público no mercado, ajudando a abandonar a ideia de que Macau depende da ajuda do Executivo para sobreviver.

Vários residentes sentiram que este plano de vales de consumo eletrónico não seria tão conveniente quanto a distribuição de subsídios e de cartões de consumo eletrónico, concluindo que apenas os comerciantes, ao contrário de toda a população, beneficiam com a iniciativa. Claro que os cidadãos vão considerar mais conveniente a distribuição direta de subsídios. Mas Macau sempre foi uma cidade de comerciantes, não se tratando esta iniciativa de uma competição entre os negócios e os cidadãos, nem um jogo de soma zero.

Não se pode esquecer que o Governo também foi criticado no ano passado por inflacionar os preços com a distribuição de cartões de consumo eletrónico e a suspensão do pagamento de contas de eletricidade e água.

O Chefe do Executivo recentemente respondeu a várias questões dos órgãos de comunicação social, salientando que o plano de vales de consumo eletrónico ainda estava numa fase de desenvolvimento. Se uma medida for de facto benéfica para a recuperação e desenvolvimento económico, o Governo deve implementá-la, não deixando de ouvir a opinião da população e fazendo os devidos ajustes. Essa é a responsabilidade do Governo.

*Diretor Executivo do Plataforma

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
Editorial

Guerra de recursos

Editorial

Mudança no poder de influência da China

Editorial

Ansiedade demográfica

Editorial

A transição da primavera para o verão

Assine nossa Newsletter