Início Editorial Chuva de meteoros

Chuva de meteoros

Johnson Chao*

Há uma canção taiwanesa: Eu acompanho-vos para ver a chuva de meteoros que cai sobre a terra. Uma chuva de meteoros na constelação de gémeos ocorreu no último fim de semana (13 e 14). Sem a influência da luz lunar, deveria ser mais fácil de ser vista. Em dezembro, mês do amor, com a chuva de meteoros, é mais romântico.

Mas em Macau, dá para ver uma chuva de meteoros? Nos últimos dias, o tempo em Macau está geralmente nublado, a qualidade do ar é normal e o céu está cinzento. Sem falar em chuvas de meteoros, até o céu azul é difícil de encontrar. Esta chuva de meteoros, transmitida pelo Museu Espacial de Hong Kong ao vivo no Youtube, capturou chuvas de meteoros esporádicas no céu. Em Alishan, Taiwan, os meteoros podem ser vistos no céu. Em Macau, nas redes sociais ou nos meios de comunicação tradicionais, pois ninguém mencionou ter realmente visto a chuva de meteoros.

Macau sempre foi afetado pela poluição luminosa. As pessoas só conseguem encontrar uma ou duas estrelas quando olham para o céu. É impossível ver nas áreaa urbana. Este ano, devido à pandemia, os resorts do Cotai Strip reduziram a iluminação nas paredes exteriores, o que tornou mais fácil encontrar estrelas no céu de Macau. Em novembro, eu vi Orion em Coloane e isso deixou-me animado.

Originalmente, o céu só podia ser visto a olhar para cima, mas em Macau, tornou-se particularmente luxuoso. Não importa quão alta seja a resolução da tela, os filmes 2K, 4K ou mesmo 8K não podem substituir a sensação de olhar para as estrelas. Ainda se lembra com quem estava, quando viu o céu estrelado pela última vez?

*Editor Chinês da Plataforma Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!