Início » Esta é a única forma segura de guardar a máscara entre utilizações

Esta é a única forma segura de guardar a máscara entre utilizações

Delas

Muitas pessoas optam por a guardar na mala ou saco. Outras, colocam-na no colo e há ainda que as pendure nos braços enquanto está a comer.

Sendo obrigatório o uso de máscara em locais públicos fechados, quando chega a hora de comer, esta pode ser tirada. Mas ainda que possa fazer isso, há que prestar atenção à forma como a guarda, de forma a garantir que ela não fique contaminada com o novo Coronavírus.

Muitas pessoas optam por a baixar para o queixo ou por a guardar na mala ou saco que carregam consigo; outras, simplesmente, colocam-na no colo e há ainda quem as pendure nos braços enquanto está a comer.

Não é necessário um especialista em microbiologia para perceber que guardá-la destas formas não é o mais higiénico, principalmente numa altura em que todo o cuidado é pouco. O risco de ser infetada não apenas pelo Covid-19, mas por outras bactérias que possam ter aderido à máscara, torna esta prática imprudente.

Factos confirmados ao site espanhol SModa, pela farmacêutica Marián García. “Colocar a máscara no cotovelo não apenas favorece a contaminação de outras pessoas e superfícies do corpo, mas também de mesas e paredes”, afirma a especialista.

Para os atletas e outros pedestres que decidem guardar a máscara nas mãos quando correm em áreas onde é possível manter a distância de segurança, esta atitude também é desaconselhada. “Existe o risco de a máscara esfregar contra outras pessoas ou superfícies. Quando é removida, não deve ser exibida como um troféu ou como uma bandeira”, explica a farmacêutica.

Leia mais em Delas

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!