Há 70 anos, a TV chegava ao Brasil com muito improviso e aparelhos contrabandeados - Plataforma Media

Há 70 anos, a TV chegava ao Brasil com muito improviso e aparelhos contrabandeados

O acesso massivo com aparelhos nos lares das pessoas demorou duas décadas

 O dia 18 de setembro de 1950 foi um marco na história da comunicação do Brasil com a inauguração da primeira estação de televisão da América Latina —e a quarta do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Inglaterra e França. O jornalista e empresário paraibano Assis Chateaubriand importou equipamentos para a transmissão inédita e adicionava a seu império, os Diários Associados, a primeira emissora do país, a TV Tupi.

A cerimônia, que completa 70 anos na próxima sexta-feira (18), teve falta de planejamento, falha de uma das câmeras na hora H após a bênção de um padre, improviso, poucos aparelhos disponíveis para formar telespectadores e muito nervosismo que tomou conta dos estúdios da TV Tupi, no Alto do Sumaré (zona oeste de São Paulo). Mas, no fim, deu tudo certo e a TV finalmente foi inaugurada no Brasil.

O humorista e roteirista Carlos Alberto de Nóbrega, 84, recorda-se bem daquela época. Filho do famoso artista de rádio Manuel de Nóbrega, ele conta que seu pai conseguiu comprar um aparelho para a família no ano seguinte à inauguração da TV.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Related posts
Lifestyle

Meghan Markle produzirá série da Netflix para inspirar meninas

Cultura

Plataformas de 'streaming' lideram nomeações para os prémios Emmy com HBO à frente

CulturaLifestyle

“The Crown” não volta aos ecrãs até 2022, mas existe um novo drama da realeza

Lifestyle

Atrizes de 'Sex and the City' deverão faturar 1 milhão de US$ por episódio da série

Assine nossa Newsletter