Início » A viver com covid-19 há seis meses. “Não sei como ficar melhor”

A viver com covid-19 há seis meses. “Não sei como ficar melhor”

Os sintomas começaram em março e persistem. Os médicos acreditam que pode pertencer ao grupo raro, mas existente, de doentes de longa duração com covid-19. Para amenizar os efeitos, a artista começou uma diário no instagram.

O relato é publicado na BBC e impressiona: seis meses depois ter sido começado a sentir sintomas de covid-19, Monique Jackson continua doente. Tem mantido um diário gráfico no Instagram sobre os seus sintomas e tentativas de tratamento.

Uma das muitas pessoas que tem sintomas persistentes de covid-19 e suspeita de fazer parte do grupo de doentes de longa duração, algo que só agora começa a ser estudado pelos médicos. Por que razão a doença não abandona algumas pessoas, muitas quais apresentavam sintomas ligeiros da doença no início?

Monique Jackson encaixa no perfil. Ficou doente em março. Tinha sintomas leves da doença – os mesmos que ainda persistem. Nas primeiras duas semanas dizia sentir-se demasiado para sair da cama e apesar de não ter podia medir a temperatura (os termómetros esgotaram por essa altura), acredita que teve febre. Também não foi testada à covid-19 na altura, uma vez que os testes eram tão poucos no Reino Unido que apenas eram usados em casos extremamente graves. À segunda semana, sentia falta de ar. Depois, dores no peito. Seguiram-se as dores de estômago, que só muito mais tarde no estudo do Sars-CoV-2 foram acrescentadas à lista de sintomas da doença.

Nas semanas que se seguiram, sentiu dores no corpo e comichões. Os médicos peguntavam-lhe: “Como está a sua saúde mental?” Diz que nunca lhe disseram “tem covid, mas não sabemos tratar”, mas não quer criticar o serviço público de saúde britânico. Garante que fizeram o possível.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!