Início Lusofonia Aroma do café de Timor-Leste chega a Macau

Aroma do café de Timor-Leste chega a Macau

Johnson Chao

Assim que chegamos a Timor-Leste e tomamos contacto com o meio ambiente, acreditamos logo que o café local é orgânico”.

Leo Lee, diretor-geral da Charlestrong Coffee Company Limited, de Macau, não tem dúvidas: “a qualidade do café em Timor-Leste é boa”. Isso é reconhecido por mais pessoas. A companhia assinou na passada segunda-feira um contrato com o hotel Macau MGM para fornecimento de café produzido a partir de grãos importados de Timor-Leste. A empresa quer ainda lançar, com o mesmo café, uma embalagem da série “Macau Património Cultural”. O responsável quer que quem visita a cidade tenha uma melhor compreensão da história de Macau. A cerimónia de assinatura decorreu no Centro de Distribuição dos Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa [PLP], no Tap Seac. Charles Shi, presidente da Charlestrong Coffee Company Limited disse ao PLATAFORMA que pretende investir 30 milhões de Hong Kong dólares em Macau em café de Timor-Leste e instalar uma fábrica no território para produzir café para desenvolver uma marca local e contribuir para o enriquecimento dos produtos turísticos de Macau. O responsável está muito confiante nas empresas de Macau que investem em Timor-Leste.

“Na verdade, é muito simples. Os cafeicultores locais em Timor-Leste estão muito preocupados por não conseguirem vender café depois de o cultivarem. Mas, se comprarmos todo o café que produzem não vão ter essa preocupação. Assim, desta forma, Macau pode também ajudar Timor-Leste a desenvolver a respetiva economia”, disse. Recordou ainda que, na véspera da transição do exercício da soberania, veio a Macau, para testemunhar o momento da transferência da administração do território de Portugal para a China. Em 2013, após ter investido e imigrado para Macau, tem ajudado os PLP a desenvolver as respetivas economias, incluindo investimentos no setor da construção civil em Moçambique e também em Timor-Leste.

Charles Shi lembrou a marca de Macau enquanto cidade turística, reconhecendo, contudo que, apesar de os produtos não serem maus, existe pouca variedade.

Por isso, prosseguiu, lembrei-me de apostar no café como mais um “souvenir” da cidade. 

“Usar os grãos de Timor-Leste para fazer um café de alta qualidade em Macau e transformá-lo num presente. Isso tem dois significados”, atirou. Para o empresário, isso vai permitir a Macau ajudar ao desenvolvimento dos PLP com economias mais débeis e, ao mesmo tempo, enriquecer os produtos turísticos de Macau. O investidor disse aguardar que o café “made in Macau” possa vir a impressionar os turistas da cidade. Leo Lee, diretor da empresa, esclareceu que a marca de café do projeto posiciona-se num mercado de padrão elevado. O MGM é o primeiro hotel com o qual a empresa cooperada. Avançou ainda que este produto ainda não foi lançado no mercado. Os consumidores só o podem adquirir na MGM ou na empresa. Cada caixa de café, adiantou, tem um custo de 50 patacas. “Não se trata de um vulgar produto turístico. É um memorial. É para levar a história de Macau para o exterior e a embalagem é um cartão-de-visita turístico”, enfatizou. Disse ainda que a empresa já tem alguma experiência de trabalhos junto dos PLP, especialmente em projetos de infraestruturas. “A ideia de fazermos café surgiu há cinco anos”, indicou. Durante a cerimónia, o secretário-geral adjunto do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), Ding Tian, lembrou o sério impacto que a Covid-19 teve no mundo, mostrando-se “feliz em ver empresas locais manterem ações de cooperação com países de língua portuguesa”. 

“É também um exemplo de sucesso de Macau, enquanto plataforma entre a China e os PLP, promover a cooperação económica e comercial entre estes dois blocos. Esperamos que mais empresas de Macau e do continente desenvolvam ações diversificadas no futuro”, concluiu.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!