Início » Rio de Janeiro recebe cimeira mundial da água. Que desafios estarão no centro das discussões

Rio de Janeiro recebe cimeira mundial da água. Que desafios estarão no centro das discussões

Representantes de cerca de 75 países participam esta semana na Cúpula Mundial das Bacias Hidrográficas, no Rio de Janeiro. O encontro decorre num momento em que a pressão climática e a gestão dos recursos hídricos exigem respostas mais coordenadas

Lusa

Representantes de cerca de 75 países discutirão os desafios da segurança hídrica entre hoje (16) e sexta-feira na cidade do Rio de Janeiro para a 13.ª Cúpula Mundial das Bacias Hidrográficas 2026.

Organizado pela Rede Internacional de Organismos de Bacia (RIOB) e pela Secretaria de Estado do Ambiente e da Sustentabilidade do Rio de Janeiro, o evento visa promover a colaboração e soluções inovadoras para uma segurança hídrica sustentável.

A Cúpula Mundial das Bacias Hidrográficas é um dos principais fóruns globais sobre gestão integrada de recursos hídricos, e esta edição reunirá representantes de governos, organismos de bacia, instituições financeiras internacionais, agências da ONU, centros de pesquisa e especialistas.

A programação conta com debates e estudos de caso sobre soluções relacionadas à segurança hídrica, adaptação às mudanças climáticas, governança da água e resiliência dos territórios.

Leia também: Brasil anuncia pacote ambiental de 650 milhões de euros. Onde serão aplicados os novos investimentos

Os desafios para conciliar o desenvolvimento urbano, costeiro e rural com segurança hídrica também é outro assunto previsto na programação, assim como discussão sobre uso de dados para monitoramento.

Na quinta-feira, o Brasil assumirá a presidência Rede Internacional de Organismos de Bacia, até então presidida pela França.

Já na sexta-feira, a organização do evento promoverá visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água do Guandu, a maior estação de tratamento de água do mundo, além de visitas à Baía de Guanabara e mananciais históricos do Rio de Janeiro.

O evento de quatro dias no Rio de Janeiro servirá também como preparação para a próxima Conferência das Nações Unidas sobre a Água, a ser realizada em Abu Dhabi em dezembro deste ano.

Entre as autoridades brasileiras no evento estão ministros e secretários estaduais ligados à área de segurança hídrica, diretores da Agência Nacional de Água e representantes de bacias hidrográficas de diferentes regiões do país.

Entre as autoridades de Portugal confirmadas no evento está o presidente Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Carlos Pimenta Machado, segundo a organização.

Ainda entre os participantes de língua lusófona está também o diretor de Energia da Direção-Geral dos Recursos Naturais e Energia de São Tomé e Príncipe, Gabriel Lima Maquengo.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website