Início » Autarca de Portland é atingido por gás lacrimogéneo lançado por agentes federais

Autarca de Portland é atingido por gás lacrimogéneo lançado por agentes federais

O prefeito da cidade de Portland, nos Estados Unidos, Ted Wheeler, foi atingido por gás lacrimogêneo nesta quinta-feira (23) depois de se juntar a manifestantes que protestavam contra o racismo e a brutalidade policial.

Enquanto permanecia em meio à multidão do lado de fora do Centro de Justiça de Portland, Wheeler, que usava uma máscara de proteção, foi atingido pelo gás lacrimogêneo. Imagens de vídeo o mostraram tossindo.

“Eu não vou mentir, dói, é difícil respirar”, disse Wheeler em entrevista ao jornal americano New York Times. Ele ainda complementou: “Posso lhe dizer com 100% de honestidade que não vi nada que provocasse essa resposta”.

Em outro momento, enquanto o prefeito falava em meio à multidão do lado de fora do Centro de Justiça de Portland, os manifestantes projetavam uma lista de demandas na parede do prédio atrás de Wheeler. Entre os pedidos, é possível ler “liberdade para todos os manifestantes presos”.

Wheeler foi vaiado por alguns manifestantes que pediram sua renúncia e gritaram “você devia se envergonhar”. Ainda disseram que o prefeito deveria ter feito mais para proteger os cidadãos de Portland.

Durante o ato, algumas pessoas lançaram sinalizadores contra o prédio de Justiça. Os agentes federais, que estavam abrigados no Centro de Justiça da cidade, responderam disparando bombas de gás lacrimogêneo na direção dos manifestantes.

Esses oficiais chegaram a Portland no dia 4 de julho e são peça-chave de um debate em todo país sobre as liberdades civis.

Isso porque os manifestantes e autoridades locais veem a iniciativa como uma manobra política do presidente Donald Trump que estaria lançando uma “lei e ordem” para tentar se reeleger na eleição deste ano.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA chamou a operação de envio de agentes federais de “Operação Valor Diligente”, de acordo com documentos de um tribunal.

Wheeler, por sua vez, classificou a intervenção como um abuso do poder federal e disse que ela está fazendo a violência aumentar.

Os protestos iniciaram na noite de quarta-feira (22) e se estenderam pela madrugada de quinta (23).

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!