Início » Tóquio pede a Washington que teste militares que cheguem a Okinawa

Tóquio pede a Washington que teste militares que cheguem a Okinawa

O Japão pediu aos Estados Unidos para que os militares destacados para as bases de Okinawa sejam submetidos a testes de covid-19 antes de chegarem ao Japão, mesmo que estejam assintomáticos, informaram na sexta-feira fontes oficiais.

O anúncio foi feito numa conferência de imprensa do ministro da Defesa, Taro Kono, depois de receber informações que dão conta de mais de uma centena de infetados em bases militares norte-americanas, nesse arquipélago no sudoeste do Japão: “Existem casos de pacientes positivos com o coronavírus, mas são assintomáticos”, afirmou Kono, numa altura em que os testes são apenas feitos a pessoas que apresentem sintomas.

Até quinta-feira foram detetados 138 casos de contágio entre pessoal militar que presta serviços nas bases dos Estados Unidos em Okinawa, segundo relatórios das fontes oficiais das autoridades nessa região.

O pedido surge após duas bases miliares norte-americanas terem ficado em confinamento desde a semana passada, depois de se detetarem dezenas de casos.

Okinawa alberga mais de 70% das instalações militares dos Estados Unidos no Japão e mais de metade dos seus cerca de 48.000 efetivos no país asiático.

Desde que os casos de coronavírus se começaram a espalhar no Japão, as autoridades nipónicas decidiram começar a encerrar as fronteiras a cidadãos estrangeiros, não só a turistas, mas também a pessoas de outras nacionalidades que residam no país.

Apenas podem regressar os cidadãos estrangeiros residentes no Japão que viagem para fora de país devido a circunstâncias excecionais. O Governo prometeu suspender gradualmente essas restrições, que afetam mais de 100 países ou territórios.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!