Início » Professores portugueses exigem “mais e melhor”

Professores portugueses exigem “mais e melhor”

A classe docente em Portugal entregou uma petição à Assembleia da República com 4434 assinaturas. A primeira frase enaltece que deve haver um esforço governamental para providenciar “mais e melhor para as crianças”.

A classe docente em Portugal é a mais envelhecida da Europa e, tal como é descrito na petição, “vários estudos alertam que uma parte significativa dos professores portugueses está exausta e à beira de um burnout”. Além disso, vários empregos são precários, o que contribui para que, mais tarde ou mais cedo, haja “consequências negativas no processo de aprendizagem das crianças”, como sugere a petição.

No âmbito das dificuldades sentidas pelos profissionais de educação, exige-se a adoção de medidas por parte do Governo que possam colmatar as lacunas apontadas pelos mesmos.

Propõe-se um regime especial de aposentação dos docentes, bem como a vinculação de professores sistematicamente contratados. Outra mudança passa pela a redução do número de alunos por turma, de forma a “permitir um melhor acompanhamento dos alunos e humanização do ensino”. A petição alerta que um professor que tenha de acompanhar centenas de alunos, não consegue desenvolver relações próximas com os mesmos.

Os profissionais também apontam a falta crónica de de pessoal não docente que, apesar das várias promessas do Governo, é uma questão que continua por resolver. “É urgente resolver a falta de assistentes operacionais, técnicos e psicólogos escolares, o que prejudica significativamente os alunos e sobrecarrega os poucos em funções”.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!