Início » Contágio continua descontrolado em 60% das principais cidades brasileiras

Contágio continua descontrolado em 60% das principais cidades brasileiras

Flávia Faria , Leonardo Diegues , Diana Yukari , Fábio Takahashi e Simon Ducroquet

Segundo a Folha de S. Paulo, apenas 8 das 324 cidades consideradas grandes controlaram a epidemia, entre elas Recife, Manaus e São Luís. Das 27 capitais de estado, apenas estas três reduziram o contágio e controlaram a transmissão do vírus.

Em um mês, o ritmo de contágio da Covid-19 diminuiu consideravelmente em 103 das 324 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes —ou 32% delas. Em outras 193 (60%), porém, os novos casos continuam crescendo em ritmo acelerado.

Das 27 capitais brasileiras, apenas Manaus, Recife e São Luís têm a situação por ora sob controle, com número reduzido de novas pessoas contaminadas a cada dia.

As duas cidades nordestinas adotaram uma espécie de lockdown após o sistema de saúde chegar ao colapso, e, mesmo após retomarem parcialmente as atividades, têm diminuído significativamente a disseminação do vírus desde meados de junho.

No caso da capital de Pernambuco, três cidades da região metropolitana —Olinda, Camaragibe e Igarassu, além da capital— também registram poucos casos novos. Na Grande São Luís, isso acontece com São José do Ribamar.

Já Manaus foi a primeira capital a ter lotação de UTIs, ainda em meados de abril. O número de mortes disparou, e durante 33 dias os hospitais registraram mais óbitos que pacientes curados. Desde o fim de maio, contudo, o número de novos vem caindo sistematicamente.[ x ]

Junto com Marituba, na Grande Belém, estas são as únicas oito cidades com mais de 100 mil habitantes em que a epidemia parece estar sob controle.

Para chegar a esses números, a Folha utilizou um modelo estatístico desenvolvido pelos pesquisadores Renato Vicente, professor do Instituto de Matemática da USP e membro da rede Covid Radar (que monitora a doença), e Rodrigo Veiga, doutorando em física pela USP. Eles se basearam em um estudo de epidemiologistas da Unesp.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!