Início » Fóssil de dinossauro com 115 milhões de anos descoberto no Ceará

Fóssil de dinossauro com 115 milhões de anos descoberto no Ceará

Reinaldo José Lopes

Novo dinossauro brasileiro achado no Ceará é batizado em homenagem ao Museu Nacional. Animal caçador viveu há 115 milhões de anos e museu abrigava seus ossos quando incêndio ocorreu em 2018

O mais novo dinossauro brasileiro é um caçador de 115 milhões que tinha “primos” chineses e, apesar de medir mais de 3 metros quando morreu, ainda estava em fase de crescimento. Descoberto no sertão do Ceará, o Aratasaurus museunacionali foi batizado com a intenção de homenagear o esforço dos pesquisadores do Museu Nacional da UFRJ, que continuaram seu trabalho mesmo após o incêndio que destruiu a maior parte do acerto da instituição, em setembro de 2018.

O museu é um dos principais centros de estudo da vida pré-histórica no Brasil e abrigava os fósseis do animal (por sorte, num anexo que não foi afetado pelas chamas) quando o desastre ocorreu. O nome do gênero do bicho, Aratasaurus, também evoca a memória do evento, já que significa “lagarto nascido do fogo” numa mistura de tupi e grego latinizado.

Detalhes da descoberta acabam de sair na revista especializada de acesso livre Scientific Reports. Assinam o estudo a paleontóloga Juliana Sayão, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Antônio Álamo Saraiva, da Universidade Regional do Cariri (CE), e Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, entre outros cientistas.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!