Início » 4 mil tartarugas morreram este ano na costa angolana

4 mil tartarugas morreram este ano na costa angolana

Este ano, morreram na costa angolana cerca de 4.000 tartarugas marinhas, disse ao Jornal de Angola a ministra da Cultura, Turismo e Ambiente tendo alertado que a densidade populacional deste animal regista um declínio, relacionado com a destruição dos ninhos e captura ilegal por parte dos predadores da espécie.

Adjany Costa, que falava por ocasião ao Dia Mundial das Tartarugas Marinhas (16 de Junho), disse que o órgão que dirige tem feito o resgate e enterro de tartarugas, que aparecem mortas ao longo da costa angolana, através de notificações do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros. Em 2019, foram enterradas 11 tartarugas na província de Luanda sendo que a área de maior ocorrência foi na Ilha do Cabo, com o total de cinco.

A ministra fez menção a vários programas desenvolvidos no âmbito da conservação das tartarugas marinhas, entre eles o projecto “Kitabanga”, da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, em colaboração com o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, que visa contribuir para o conhecimento e protecção destes animais.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!