“Renováveis podem tornar Portugal no Qatar da Europa” - Plataforma Media

“Renováveis podem tornar Portugal no Qatar da Europa”

Presidente da APREN diz que o país pode passar de energeticamente pobre à luz do petróleo a rico com as renováveis. Transição energética ajudará a sair da recessão.

Com recursos renováveis “muito mais abundantes” do que o resto da Europa se somada a energia eólica e solar, Portugal tem condições para criar um hub da indústria e transformar-se no Qatar deste continente. “Em vez de termos petróleo, temos todos os recursos renováveis combinados, juntamente com capacidade de armazenamento e produção de hidrogénio verde”, sublinha o novo presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN).

Pedro Amaral Jorge, até agora vice-presidente, assumiu a liderança no final de março, e fala ao Dinheiro Vivo sobre as preocupações do setor a propósito do leilão solar para 2020, que o governo pôs em marcha na semana passada. “Portugal tem condições para passar de um país energeticamente pobre à luz dos combustíveis fósseis a um país energeticamente rico à luz das renováveis.”

Leia mais em Dinheiro Vivo

Este artigo está disponível em: English