Covid-19: uma lição de vida - Plataforma Media

Covid-19: uma lição de vida

A Covid-19 teve um impacto monstro nas nossas vidas, mas é apenas uma adversidade. E como qualquer outra adversidade, agora deparamo-nos com duas possibilidades: ou este vírus ensina-nos alguma coisa ou acabará por nos destruir de várias maneiras.

Estávamos longe de adivinhar o que a Covid-19 nos traria, que iria mudar o mundo num par de meses e que esta seria a maior lição de vida em muito, muito, tempo.

Muitos de nós queixamo-nos que 24 horas por dia não é suficiente para tudo. O trabalho esgota-nos física e mentalmente e chegamos ao final do dia a pensar que precisamos de mais tempo. Não para a família, mas para nós. A realidade é que o excesso, qualquer que seja, não é bom. E a Covid-19 deu-nos a maior oportunidade da nossa vida. O mundo parou, literalmente, e, muitos de nós, temos agora tempo para nós. Se alguém necessitava de se se encontrar, esse tempo é agora.

Gastamos tanto tempo em mil e uma atividades que pouco vivemos ou ligamo-nos connosco próprios. Pouco tempo temos para sentir ou pensar o que os nossos corpos e mentes sentem e precisam. Pouco tempo temos para pensar ou sentir o que é o significado da vida, daquilo que queremos no futuro e tantas outra questões que, quando surgem, tornam-se um nó no estômago e causam-nos frustração.

São muitos os que contam histórias traumatizantes do confinamento, da prisão de estar em casa e dos pensamentos negativos que daí surgem. Mas, agora, dentro das nossas ‘jaulas’, e se em vez de tentarmos fugir a esses pensamentos os aceitarmos e os aproveitarmos? Podemos tirar proveito deles para nos conhecermos melhor e aceitarmos que, se sentimos, as emoções negativas ou positivas, significa que estamos vivos. Sentir é viver e agora este vírus monstro deu-nos a oportunidade das nossas vidas. A oportunidade de parar, sentir, pensar e procurar o que é melhor para nós.

Assine nossa Newsletter