CHINA EXPLORA AREIAS PESADAS EM MOÇAMBIQUE - Plataforma Media

CHINA EXPLORA AREIAS PESADAS EM MOÇAMBIQUE

 

Empresas chinesas investem mais de 471 milhões de dólares para extrair um milhão de toneladas de ilemite por ano.

 

O Governo moçambicano e as companhias chinesas Arhui Foreign Economic Construction e Yun Nan Xinli Nonferrous rubricaram um contrato de exploração de areias pesadas em Chibuto, província de Gaza,no sul de Moçambique.

As empresas chinesas pretendem investir mais de 471milhões de dólares na exploração de areias pesadas naquela região do sul país e esperam extrair perto de um milhão de toneladas por ano de ilmenite (óxido de titânio e ferro) durante 25 anos.

O minério será escoado por via terrestre a partir da província de Gaza até ao porto de Maputo, na capital moçambicana, num trajeto de cerca de 250 quilómetros, tendo como destino final a China, onde será depois processado.

“O projeto das areias pesadas do Chibuto vai juntar-se a outros empreendimentos do género e acreditamos que Chibuto vai trazer uma mais-valia para a província de Gaza, por um lado e, por outro, para o país todo”, afirmou a ministra dos Recursos Minerais de Moçambique, Esperança Bias, falando durante a celebração do contrato.

As companhias chinesas substituem a Delta Zambeze, que explorou a região durante alguns anos, tendo, recentemente, perdido o Direito de Uso e aproveitamento da Terra (DUAT) devido a alegada falta de capacidade na gestão do empreendimento.

O embaixador da China em Maputo, Li Chun Hua, reiterou na mesma ocasião do Governo chinês em continuar a investir em Moçambique, “com objetivo de buscar o desenvolvimento comum”.

As areias pesadas permitem a extração de metais como ilmenite, rútilo e zircão, usados em várias indústrias tecnológicas, incluindo o setor aeronáutico e das telecomunicações.

Em Moçambique, além de Chibuto, existem depósitos de areias pesadas no distrito de Moma, na província de Nampula ( norte do país) e no distrito de Jangamo, na província de Inhambane (sul).

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter