MOÇAMBIQUE SOBE 15 LUGARES NO DOING BUSINESS - Plataforma Media

MOÇAMBIQUE SOBE 15 LUGARES NO DOING BUSINESS

 

Moçambique escalou 15 posições na classificação mundial sobre o ambiente de negócios, encontrando-se agora no 127º lugar, depois de saltar da posição 142º em que se encontrava na avaliação feita em 2013, refere o índice “Doing business”, do Banco Mundial (BM), divulgado nesta quarta-feira.

Com a cotação que obteve este ano, Moçambique é o país que mais melhorou em termos de clima de negócios, comparado aos outros Pa- íses de Língua Oficial Portuguesa do “Doing business”, que analisou o ambiente de negócios em 189 Estados. O Banco Mundial aponta a facilitação do registo de propriedade, através da simplificação de procedimentos de registo de propriedade na Conservatória de Registo Predial e ao nível do Conselho Municipal, como uma das medidas que favoreceram o salto que Moçambique registou no clima de negócios. “

A introdução de procedimentos de recuperação judicial e mecanismos para o acordo de planos de recu-peração antecipados, clarificação das regras relativas à nomeação e as qualificações dos administradores dos direitos dos credores também influenciaram a melhoria da atmosfera de negócios no país, indica a nota do Banco Mundial.

De resto, os ganhos registados por Moçambique na luta pela melhoria do ambiente de negócios são parte de um quadro mais favorável que a África subsahariana registou nesse indicador. Especificamente, conheceram um crescimento impressionante na classificação o Benin, a República Democrática do Congo, a Costa de Marfim, o Senegal e o Togo, situando-se entre as 10 economias com mais reformas ao nível mundial.

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter