Início » Projecto de artista de Macau integra exposição na Polónia. Arte participativa cruza filosofia, corpo e linguagem

Projecto de artista de Macau integra exposição na Polónia. Arte participativa cruza filosofia, corpo e linguagem

O antropólogo visual Cheong Kin Man participou numa intervenção artística na Cricoteka, em Cracóvia, inspirada na obra de Ludwig Wittgenstein. A experiência passa agora a integrar um ciclo internacional de exposições que seguirá para Macau, Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe

Plataforma

O antropólogo visual de Macau Cheong Kin Man e a artista polaca Marta Stanisława Sala realizaram, no passado dia 28 de junho, um happening na Cricoteka – Centro de Documentação da Arte de Tadeusz Kantor, em Cracóvia, na Polónia. A iniciativa reuniu artistas, jovens e famílias locais numa homenagem ao filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, através da linguagem, do corpo e da imaginação.

Com cerca de duas horas de duração, “Todas as Crianças São Poetas” integrou o programa paralelo da exposição colectiva “Brincadeiras Selvagens. Exposição para Miúdos e Graúdos”, patente até 11 de outubro. A mostra centra-se na liberdade criativa, na imaginação sem limites e na participação ativa do público na arte contemporânea.

A Cricoteka é uma das principais instituições polacas dedicadas à preservação e divulgação da obra do encenador e artista de vanguarda Tadeusz Kantor. Para esta exposição, Cheong Kin Man e Marta Stanisława Sala apresentaram “A Imagem é um Elefante”, uma instalação que combina elementos têxteis, corpo, imagem e linguagem ficcional, concebida como uma experiência artística e antropológica.

Na obra da dupla “a imagem, a linguagem e o corpo deixam de funcionar como ordens separadas” e passam a atuar em conjunto, através de “ritmos, ligações e relações”, criando uma forma multifacetada de comunicação com o mundo, segundo a curadora Justyna Droń. A responsável acrescenta que “as palavras, a escrita e os sinais, mas também o vestuário, a roupa e a arte, tornam-se uma linguagem que, através do público, pode ser continuamente reescrita”.

Leia também: Um Século de Memória Industrial Volta a Ganhar Vida em Macau

Durante o happening, os participantes criaram coletivamente ideogramas artísticos recorrendo a movimentos corporais, sons, imagens, objetos têxteis e símbolos improvisados. , em Varsóvia, a atividade inspirou-se no conceito de “jogos de linguagem”, desenvolvido por Wittgenstein na obra Investigações Filosóficas, à qual os dois artistas dizem responder através desta criação, de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Camões.

Entre os participantes estiveram a diretora da Cricoteka, Natalia Zarzecka, a curadora Justyna Droń, as artistas bielorrussas Zlata Lebedz e Yana Tsishurava, bem como a pintora polaca Ludmiła Woźniczko, entre outros convidados.

A iniciativa decorreu sob o Alto Patrocínio do Cônsul-Geral da Áustria em Cracóvia, Martin Gärtner, e do Consulado-Geral da Alemanha.

Cheong Kin Man e Marta Stanisława Sala adiantam que os símbolos e inspirações recolhidos durante esta experiência passarão a integrar a série de exposições de arte e antropologia que ambos desenvolvem este ano. O projeto prosseguirá durante o Verão em Macau e seguirá posteriormente para o Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website