Início » Autoridade de comunicações aprova aquisição de maioria das ações da Timor Telecom

Autoridade de comunicações aprova aquisição de maioria das ações da Timor Telecom

A Autoridade Nacional de Comunicações de Timor-Leste autorizou a aquisição pela empresa Esperança Timor Oan (do grupo empresarial timorense ETO) de 57.06% das ações da Timor Telecom, primeira empresa de telecomunicações do país

Lusa

“O Conselho de Administração da Autoridade Nacional de Comunicações reuniu-se na segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026, e deliberou a aprovação da empresa Esperança Timor Oan, Lda. (ETO) para proceder à aquisição de 57.06% das ações da Timor Telecom S.A”, pode ler-se num comunicado divulgado nas redes sociais.

O comunicado acrescenta que, após a conclusão da transação da aquisição das ações da Timor Telecom, a ETO passará a ser acionista maioritária daquela empresa de telecomunicações.

A funcionar em Timor-Leste desde 2003, a Timor Telecom é maioritariamente controlada pela TPT (Telecomunicações Públicas de Timor), com 54.01%, onde a Oi controla 76% do capital, diretamente, e mais 3.05% através da Participações SGPS.

Leia também: Timor: Fretilin quer respostas sobre redes mafiosas no país

Os restantes acionistas da TPT são a Fundação Harii – Sociedade para o Desenvolvimento de Timor-Leste (ligada à diocese de Baucau), que controla 18%, e a Fundação Oriente (6%).

O resto do capital da Timor Telecom está entregue ao Estado timorense (20.59%), à empresa com sede em Macau VDT Operator Holdings (17.86%) e ao empresário timorense Júlio Alfaro (4.49%).

Em maio de 2023, o Governo timorense assinou um acordo para comprar a participação da brasileira Oi na Timor Telecom, mas o negócio acabou por ser cancelado pelo atual executivo, liderado por Xanana Gusmão.

Na passada terça-feira, um tribunal brasileiro deu também aval à Oi, em processo de recuperação judicial, para realizar a alienação da participação acionista na Timor Telecom, segundo a imprensa brasileira. O grupo ETO, liderado por Nilton Gusmão, tinha já tentado adquirir a empresa em 2016.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!