Início » Instituto Cultural conclui segunda fase do restauro das Ruínas de São Paulo

Instituto Cultural conclui segunda fase do restauro das Ruínas de São Paulo

A intervenção foi realizada para reforçar a proteção e conservação de um dos principais símbolos patrimoniais de Macau, no âmbito de um plano faseado que começou em 2025. A conclusão da segunda etapa permitiu a reabertura ao público do sítio arqueológico atrás da fachada

Plataforma

A segunda fase dos trabalhos de restauro e manutenção das estátuas de bronze das Ruínas de S. Paulo foi concluída com êxito, anunciou o Instituto Cultural (IC), que coordena a intervenção através do Centro de Preservação e Transmissão do Património Cultural do Museu do Palácio de Macau.

A obra, iniciada em 2025, decorre na fachada do monumento classificado e integra um plano dividido em três fases, concebido para assegurar a conservação das sete esculturas bronzeadas, tendo em conta fatores como a época de tufões, a segurança no estaleiro, os períodos de maior afluência turística e a realização de grandes eventos na cidade.

Com a conclusão desta segunda etapa, reabriram ao público o sítio arqueológico situado atrás da fachada das Ruínas de S. Paulo, incluindo o Museu de Arte Sacra e Cripta, bem como a exposição de realidade virtual ali instalada. O IC convida residentes e visitantes a regressarem ao espaço, agora novamente acessível na totalidade das áreas intervencionadas.

Leia também: Simpósio internacional discute restauro das Ruínas de São Paulo

A equipa responsável pelo projeto é composta por especialistas do Museu do Palácio, peritos internacionais em conservação de metais e profissionais de instituições de ensino superior de Macau, reunindo competências técnicas locais e externas. O objetivo é assegurar uma intervenção cientificamente fundamentada, que respeite a integridade histórica e artística das esculturas.

A primeira fase dos trabalhos, concluída em 2025, incidiu sobre a estátua da Virgem Maria, no terceiro nível da fachada, e sobre as duas esculturas situadas à direita do segundo nível. Já a segunda fase abrangeu as duas estátuas posicionadas à esquerda do segundo nível e a escultura de Jesus Cristo, no quarto nível, agora restauradas.

Segundo o planeamento divulgado, a terceira e última fase deverá decorrer em 2026, com a intervenção na estátua da Pomba, situada no nível superior da fachada, concluindo assim o programa global de conservação.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website