Início » Lagarde: acordo UE-EUA e cessar-fogo em Gaza ajudaram a reduzir ameaças à economia da Zona Euro

Lagarde: acordo UE-EUA e cessar-fogo em Gaza ajudaram a reduzir ameaças à economia da Zona Euro

Lagarde diz que "não tenho grandes queixas sobre o crescimento, neste momento", o comentário possível à variação trimestral do PIB de 0,2%, divulgada esta quinta-feira, pelo Eurostat.

O acordo comercial da União Europeia (UE) com os Estados Unidos (EUA), assim como as medidas de cessar-fogo na Faixa de Gaza, Palestina, “ajudaram a reduzir potenciais impactos negativos” sobre a economia europeia, observou Christine Lagarde, a presidente do Banco Central Europeu (BCE). Já a guerra da Rússia contra a Ucrânia “continua a ser uma fonte de grande incerteza”.

Após a reunião de taxas de juro, que decorreu esta quarta e quinta-feira, em Florença, Itália, a chefe máxima da autoridade monetária mostrou-se bastante menos preocupada com os destinos da inflação e do crescimento.

“De um ponto de vista da política monetária, estamos num bom lugar. É um lugar fixo? Não, mas vamos fazer o que for necessário para assegurar um bom lugar”, acrescentou. Disse ainda que os governos dos países e as respetivas economias podem fazer melhor em termos de crescimento, apelando a mais investimento e a reformas estruturais em prol da produtividade e da competitividade europeia.

Em conferência de imprensa, no Palácio Velho, em Florença, Lagarde disse não ter “grandes queixas sobre o crescimento neste momento”, o comentário possível aos dados divulgados esta quinta-feira, pelo Eurostat, que mostraram que a Zona Euro cresceu 0,2% entre o segundo e o terceiro trimestre, ligeiramente melhor do que estimava a maioria dos economistas.

A maior economia, a Alemanha, estagnou outra vez, mas França, o segundo maior mercado do euro, cresceu mais do que o esperado. Compensou um pouco.

Para Lagarde, a situação atual “é positiva, mas continua ainda sujeita a alterações” e aos riscos do costume.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website