Início » Museu de Amesterdão exibe preservativo do século XIX com gravura erótica

Museu de Amesterdão exibe preservativo do século XIX com gravura erótica

O Rijksmuseum de Amesterdão exibe, a partir desta terça-feira (3), um preservativo com quase 200 anos de antiguidade, com um desenho erótico de uma freira e três clérigos em poses provocativas.

O objeto, fabricado em torno de 1830, provavelmente foi feito a partir do apêndice de uma ovelha e poderia ser o suvenir de uma casa de prostituição. Há apenas duas cópias conhecidas desta peça incomum, informou o museu em um comunicado.

“Mostra que a gravura tinha múltiplas aplicações e oferece uma perspectiva sobre a sexualidade e a prostituição no século XIX”, acrescentou a instituição.

O preservativo está em exposição como parte de uma mostra sobre prostituição e sexualidade no século XIX, explicou o Rijksmuseum.

Na imagem, vê-se uma freira levantando a saia e apontando para três clérigos, que também têm os genitais à vista.

O museu lembrou que o preservativo pertence a uma época em que o sexo era “repleto de medos da gravidez indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis, sobretudo a sífilis”.

A sala de pinturas do museu tem cerca de 750.000 gravuras e desenhos.

“É o primeiro exemplo de uma gravura em um preservativo na coleção do Rijksmuseum”, assinalou o comunicado.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website