Lao Nga Wong sugeriu que este centro de formação internacional de futebol poderia ser liderado pelos governos de Hengqin e Macau, com a participação das seis operadoras de jogo de Macau, em colaboração com a Fundação de Esport da China. O objetivo seria introduzir um sistema de gestão do futebol dos países de língua portuguesa.
Lao acredita que Macau, como um porto livre internacional e um elo com os países de língua portuguesa, possui a vantagem do “plano de cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa”, além de ter laços culturais profundos com potências do futebol como Portugal e Brasil, facilitando a introdução de recursos de qualidade do futebol de países europeus como Espanha e Itália, bem como da América do Sul, como Argentina e Chile.
O representante destacou que, aproveitando as vantagens de Macau, seria possível introduzir um sistema de gestão de qualidade dos países de língua portuguesa, como Portugal e Brasil, que possuem um sistema de ligas bem estruturado e vasta experiência em gestão, adequado para a aprendizagem e inspiração do futebol na China.
Além disso, destacou que como o posto de fronteira de Hengqin em Zhuhai opera 24 horas, isto permite que alunos e treinadores internacionais possam transitar sem visto e de forma conveniente entre os aeroportos de Macau e Hong Kong, reduzindo o custo de intercâmbio internacional.
Lao realçou que se poderia colaborar com clubes de futebol estrangeiros conhecidos ou comunitários em modelos de cooperação de baixo custo para construir um sistema de formação juvenil e criar um centro de intercâmbio cultural de futebol entre a China e os países de língua portuguesa.
O representante propôs a criação de um fundo específico para o investimento e operação de futebol na região de cooperação profunda entre a China e os países de língua portuguesa, aproveitando o sistema financeiro aberto de Macau. A nova abordagem de governança conjunta entre Hengqin e Macau poderia explorar um modelo de “futebol + finanças”, como a emissão de obrigações desportivas e a criação de um fundo de crescimento de jogadores, atraindo capital internacional.