Início » Carregador universal para telemóveis e tablets obrigatório a partir de sábado

Carregador universal para telemóveis e tablets obrigatório a partir de sábado

A partir deste sábado já não é necessário um carregador para o telemóvel, um diferente para o tablet ou ainda outro para os auscultadores, uma vez que termina o prazo para os estados-membros da UE procederem à transposição da diretiva que prevê o sistema universal para o carregamento de dispositivos eletrónicos.

Na prática, todos os novos telemóveis, tablets, câmaras digitais, consolas de videojogos portáteis e pequenos dispositivos eletrónicos têm que estar equipados com uma porta de carregamento USB-C e manter a separação do cabo com o transformador. Mais tarde, a partir de 28 de abril de 2026, as mesmas regras passam a aplicar-se aos computadores portáteis.

Com a introdução destas regras, passa a ser possível carregar os dispositivos com o mesmo carregador, independentemente da sua marca. A velocidade de carregamento deve estar garantida nos diferentes aparelhos. E, sempre que os consumidores adquirirem um novo dispositivo eletrónico, deixa de ser necessário a compre de um novo carregador, diminuindo o número existente de cabos.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!