A iniciativa foi organizada pela Sands China Ltd., coorganizada pela Direção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT) e contou com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia (FDCT).
A coordenação esteve a cargo do Sands Resorts Incubation Centre, uma iniciativa da empresa dedicada a identificar e apoiar empresas locais inovadoras com potencial de desenvolvimento.
A visita teve vários objetivos, incluindo apoiar a iniciativa do governo de Macau para liderar o turismo inteligente impulsionado pela tecnologia e fomentar o crescimento de tecnologias avançadas e emergentes.
Proporcionou ainda às empresas de Macau certificadas pelo Programa de Certificação de Empresas de Tecnologia da DSEDT a oportunidade de conhecer as mais recentes informações e tendências globais na indústria tecnológica.
“A Sands China continua empenhada em apoiar as empresas e indústrias locais, e estamos muito satisfeitos com o sucesso da visita exploratória a Lisboa”, afirmou Grant Chum, Diretor Executivo e CEO da Sands China Ltd.
“Como um pilar da economia de Macau, a Sands China está empenhada em criar sinergias entre os operadores de resorts integrados e as indústrias locais. Para esta viagem, tivemos a honra de colaborar com a Direção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico da RAEM de Macau, com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia, aproveitando os nossos recursos para proporcionar uma plataforma eficaz para os delegados de Macau estabelecerem cooperação com empresas inovadoras de Lisboa. Ao encorajar as empresas locais a internacionalizarem-se e trazerem as mais recentes inovações para Macau, esperamos que esta viagem sirva de inspiração, enquanto trabalhamos para construir uma base sólida para o desenvolvimento da inovação tecnológica em Macau. Agradecemos a todos os que participaram e tornaram esta visita possível, e aguardamos com expectativa os grandes resultados que surgirão ao utilizarmos as vantagens de Macau como plataforma sino-portuguesa para impulsionar a diversificação económica de Macau.”
O primeiro item na agenda da delegação foi a participação no Web Summit, uma conferência anual de tecnologia realizada em Lisboa, que reúne os principais especialistas, inovadores, executivos de negócios e ícones culturais do mundo.
O evento contou com 70.000 participantes de 150 países, incluindo 2.600 startups, 900 investidores e 800 oradores. A conferência apresentou discursos, painéis de discussão e oportunidades de networking focados nas últimas tendências e inovações da indústria tecnológica.
Gigantes do mundo empresarial conduziram masterclasses, mesas-redondas e debates para partilhar a sua experiência em diversas indústrias. A delegação de Macau participou em sessões sobre sustentabilidade, inteligência artificial (IA) e robótica.
Executivos da Sands China também participaram na viagem, com o objetivo de se inspirarem para introduzir tecnologias, produtos e serviços inovadores que possam melhorar as operações, otimizar a experiência do cliente e aumentar o desempenho empresarial.
“Estamos entusiasmados por participar nesta viagem a Lisboa, que nos dá a oportunidade de explorar além de Macau e aprender no estrangeiro”, disse Misty Luo, representante da Macao Newland Technology Co., Ltd. e membro da delegação.
“Como uma das primeiras empresas de Macau certificadas pela DSEDT, a nossa empresa pretende reforçar ainda mais a nossa abordagem inovadora através de experiências como esta, com o objetivo de acelerar o crescimento da transformação digital de Macau.”
Um jantar de networking organizado pela Sands China proporcionou à delegação de Macau uma experiência dinâmica, incentivando a criação de ligações com empreendedores e outros intervenientes do ecossistema de inovação.
A delegação teve visitas exclusivas a algumas das empresas mais inovadoras de Lisboa no dia 14 de novembro. Durante as visitas, tiveram a oportunidade de aprender, explorar oportunidades de parceria e promover trocas significativas enquanto exploravam o espírito inovador de Lisboa e reforçavam os laços entre Macau e o ecossistema global de tecnologia. A delegação visitou:
- Outsystems, uma plataforma de desenvolvimento de aplicações de baixo código de uma das empresas portuguesas de status ‘unicórnio’ (empresas privadas com avaliação superior a 1 mil milhões de dólares), que ajuda as empresas a construir e expandir aplicações de forma rápida e eficiente;
- Sensei Tech, um pioneiro europeu em tecnologia de retalho autónomo, que cria experiências de compra autónomas utilizando câmaras, sensores de peso e algoritmos de IA proprietários para gerar conhecimentos únicos de retalho para as empresas;
- Unicorn Factory, uma iniciativa portuguesa destinada a apoiar e escalar start-ups de alto potencial, ajudando-as a alcançar o status de unicórnio.