Este ano marca o 25º aniversário do regresso de Macau à pátria. De acordo com as estatísticas aduaneiras, de 1999 a 2023, o comércio acumulado entre Guangdong e Macau atingiu 307,29 mil milhões de yuan, com um crescimento médio anual de 5,9%.
Nos primeiros dez meses de 2024, o comércio totalizou 15,88 mil milhões de yuan, superando a escala do ano anterior, e aumentou 25,7% em comparação com o ano passado. As exportações da província de Guangdong para Macau foram de 15,64 mil milhões de yuan, com taxas de crescimento tanto das importações como das exportações mais rápidas do que o nível global de Guangdong durante o mesmo período.
Desde a criação da Zona de Cooperação Profunda Guangdong-Macau em Hengqin em 2021, as autoridades aduaneiras têm concentrado esforços na promoção da diversificação da economia de Macau. Desde a implementação do sistema de gestão de linha dividida em março deste ano, a escala de importação e exportação entre Hengqin e Macau atingiu 750 milhões de yuan, com um crescimento de 32,8%.
As autoridades aduaneiras inovaram nas políticas de regulamentação para melhorar a eficiência do despacho aduaneiro de pessoas, veículos e mercadorias. O porto de Hengqin foi pioneiro na inspeção “one-stop” a nível nacional.
Mercadorias equipadas com fechaduras inteligentes seguras, após a inspeção aduaneira, podem ser aceleradas diretamente para o despacho em Hong Kong e Macau. Atualmente, cobre 74 pontos aduaneiros no continente e 4 em Macau, conectando um total de 19 cidades em Guangdong, Hunan e Fujian, usando o sistema “Uma Chave” para empresas nas três regiões.
As autoridades aduaneiras assinaram 15 documentos de cooperação com Macau, cobrindo cinco áreas principais: despacho aduaneiro, inspeção sanitária e fitossanitária, segurança alimentar, quarentena animal e vegetal, e cooperação técnica. Por exemplo, um sistema de gestão de rastreabilidade “One Code Pass” para alimentos produzidos em Macau.
O reconhecimento mútuo entre os “Operadores Económicos Autorizados” (OPE) do continente e de Macau aumentou, com 239 empresas OPE atualmente no continente.
Oitenta por cento dos produtos frescos no mercado de Macau são fornecidos pelo continente, e ao longo dos últimos 25 anos, as autoridades aduaneiras supervisionaram o fornecimento de mais de 4,7 milhões de toneladas de produtos frescos para Macau.
Desde a abertura da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau em outubro de 2018, as autoridades aduaneiras liberaram cumulativamente mais de 12,82 milhões de veículos entrando e saindo pelo porto, com um valor total de importações e exportações a atingir 963,4 mil milhões de yuan.
Nos primeiros dez meses de 2024, o valor total das importações e exportações através do porto da ponte foi de 185,67 mil milhões de yuan, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. O valor das mercadorias do comércio eletrónico transfronteiriço exportadas através do porto da ponte foi de 42,03 mil milhões de yuan, com destinos de exportação cobrindo 138 países e regiões.
Desde a implementação da política“Rumo ao Norte para Viaturas de Macau” em 1 de janeiro de 2023, até outubro deste ano, 34.214 automóveis privados de Macau concluíram o registo, e as autoridades aduaneiras supervisionaram e verificaram cumulativamente mais de 2,38 milhões de veículos.