Início » Portugal já sofreu 20 eventos climáticos extremos

Portugal já sofreu 20 eventos climáticos extremos

Tornados inéditos, tempestades mais destrutivas, incêndios incontroláveis e regiões em seca extrema e em risco de racionamento de água. São sinais de que as alterações climáticas chegaram a Portugal, vieram para ficar e, dizem-nos, vão piorar.

Portugal já tem um rasto assinalável de eventos climáticos extremos. Entre inundações, tempestades, incêndios florestais e tornados, o país enfrentou nos últimos 17 anos um total de 20 “eventos extremos”, na classificação usada pelas companhias de seguros. Entre 2006 e 2023, foram raros os anos em que não houve um ou mais acidentes naturais relevantes, em danos e custos para o setor, de acordo com dados fornecidos ao DN pela Associação Portuguesa de Seguradoras (APS).

É, aliás, o 7.º país europeu mais afetado em perdas económicas, num conjunto de 35 países, e está em 5.º lugar em mortes prematuras, segundo um relatório da Agência Europeia do Ambiente, de 2022, que analisa duas décadas entre 1980 e 2020, e que tem em conta também fenómenos como ondas de calor e seca.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!