Início » Negado fim do título de residência da CPLP

Negado fim do título de residência da CPLP

A garantia foi dada ao DN pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

Ao contrário do que tem sido noticiado em alguns meios online, o título de residência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) não vai ser cancelado. A garantia foi dada ao DN pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), acrescentando que “não tem indicação de que as autorizações de residência CPLP irão terminar”.
A falsa informação tem preocupado imigrantes que vivem em Portugal com o título, sabe o DN. A desinformação tem como base o facto de os documentos serem válidos até o dia 30 de junho, mesmo que estejam vencidos.

O Governo de António Costa não criou um mecanismo para que os imigrantes pudessem fazer a renovação, situação que tem causado constrangimentos aos utentes, como demissões. Um grupo de imigrantes residentes da região Norte foi até o balcão da AIMA no Porto para protestar. A criação de um método para renovar os documentos caberá ao novo Governo, recém empossado.

Para o cancelamento do título, como noticiado erroneamente, o PSD teria de mudar a lei, o que exigiria o apoio de outros partidos no Parlamento. Recorde-se que o Chega tinha no programa eleitoral a revogação dos títulos CPLP, que dão direito de residência em Portugal a mais de 150 mil pessoas. Ao mesmo tempo, a autorização de residência CPLP possui algumas limitações, como impedimento de circular pelo Espaço Schengen e de reagrupar familiares, além da impossibilidade de renovação por enquanto.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!