Início Publicações Corporativas 2º Novos Estudos de Arte em Filmagens de Macau apresenta 5 microfilmes

2º Novos Estudos de Arte em Filmagens de Macau apresenta 5 microfilmes

Há 12 anos que a Associação Promotora para as Indústrias Criativas na Freguesia de São Lázaro (CIPA) tem vindo a cultivar o talento local para televisão e cinema. Este é o segundo ano consecutivo em que a Sands China apoia os esforços da CIPA para desenvolver os cineastas em ascensão de Macau.

Plataforma Studio

Para permitir que os participantes ponham em prática o que aprenderam, a CIPA lançou o Programa de Apoio à Produção de Microfilmes – Novos Estudos de Arte em Filmagens de Macau em 2022 e recebeu candidaturas 20 equipas para a segunda edição do programa. No fim, cinco equipas foram selecionadas por um painel de jurados profissionais para obterem patrocínios na produção.

Na tarde do dia 25 de janeiro de 2024, realizou-se a cerimónia de abertura da 2ª edição programa, organizado pela CIPA, no 10 Fantasia. Os convidados presentes na cerimónia incluíram o vice-presidente executivo da Sands China Ltd., Dr. Wilfred Wong, o presidente fundador Leong Heng Teng, o presidente Vong Sek Kuan, o vice-presidente Lok Hei e o diretor geral Patrick Wong da CIPA, bem como a supervisora do programa, Tracy Choi, e a curadora do programa, Odia Lei.

Os convidados e os representantes das equipas oficializaram a cerimónia de abertura dos cinco microfilmes financiados pelo 2.º Programa de Apoio a Microfilmes de Estudos de Novas Artes em Filmagens de Macau – Microfilmes, nomeadamente Parents, Even as an Adult, Performance, Seventeen, e Sweet Pie.

O programa é patrocinado pela Sands China e o Dr. Wilfred Wong entregou um cheque de 300.000 patacas a Vong Sek Kuan durante a cerimónia. No seu discurso em nome do CIPA, Patrick Wong expressou a sua satisfação por ver que a segunda edição do programa foi mais uma vez patrocinada pela Sands China, permitindo que cinco grupos de formandos produzissem microfilmes locais.

O Dr. Wilfred Wong referiu que a Sands China tem a honra de continuar a apoiar o programa, com o objetivo de apoiar a geração mais jovem que aspira a trabalhar na indústria cinematográfica.

Dr. Wilfred Wong (à esquerda), entregou um cheque no valor de MOP 300.000 ao Presidente Vong Sek Kuan (à direita) durante a cerimónia. (Foto da CIPA)

Também expressou o seu sincero agradecimento à equipa do CIPA pelos seus esforços dedicados na organização deste programa e pela sua perseverança em promover o talento local para lançar as sementes do crescimento da indústria cinematográfica local.

O responsável espera que as equipas de microfilmes possam desfrutar de um processo tranquilo durante as filmagens e espera ver um novo grupo de cineastas emergentes de Macau brilhar no palco asiático.

A CIPA tem vindo a realizar cursos de filmagens todos os anos desde 2012, para cooperar com a política de diversificação do Governo da RAEM. Ao realizar estes cursos de cinema, o CIPA pretende cultivar talentos relevantes e promover o desenvolvimento de profissionais de cinema e televisão na cidade, com cursos que abrangem uma variedade de áreas relacionadas ao longo dos anos, incluindo escrita de argumentos, realização, produção, representação, maquilhagem, edição e efeitos especiais.

Agora a celebrar o seu 20.º aniversário, a CIPA tem colaborado com várias partes e convidado profissionais de cinema de diferentes regiões para formar os participantes e elevar os padrões de produção cinematográfica em Macau. Até à data, o programa já formou cerca de 400 pessoas, tendo sido produzidos mais de 40 curtas e microfilmes.

Tags: Sands China

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!