Ucrânia tem plano B caso a ajuda dos EUA falhe

As autoridades ucranianas desvalorizaram ontem a possibilidade de o Congresso dos Estados Unidos rejeitar um novo pacote de ajuda a Kiev, garantindo que têm capacidade industrial para responder às necessidades de armamento para combater a Rússia.

por Gonçalo Lopes

O Congresso norte-americano está a debater um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, mas os republicanos, principalmente na Câmara dos Representantes, onde estão em maioria, têm levantado objeções, com alguns congressistas a preferirem um investimento financeiro na segurança na fronteira com o México.

O secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Alexei Danilov, garantiu ontem que a indústria de defesa pública e privada tem estado a trabalhar em pleno desde a invasão russa, em fevereiro de 2022. Segundo Danilov, o trabalho feito desde então resultou em progressos significativos.

“Não estamos a ficar para trás. As armas de que dispomos irão surpreender o mundo”, afirmou, embora manifestando-se confiante de que o Congresso acabará por aprovar o novo pacote de ajuda económica e militar.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!