Início » António Costa deixa cargo de Primeiro-Ministro em Portugal. “Obviamente, apresentei a demissão”

António Costa deixa cargo de Primeiro-Ministro em Portugal. “Obviamente, apresentei a demissão”

O primeiro-ministro apresentou, esta terça-feira, a demissão do cargo que ocupava há oito anos. António Costa afirmou que esse é, "obviamente", o passo que lhe cabe dar para preservar a "dignidade das funções", na sequência das investigações do Ministério Público.

“Como sempre, confio totalmente na Justiça e no seu funcionamento”, afirmou o chefe do Governo, esta terça-feira. “É, porém, meu entendimento que a dignidade da função de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeição sobre a integridade, boa conduta e, menos ainda, com a suspeição de qualquer ato criminal”, acrescentou.

Nesse sentido, revelou: “Obviamente, apresentei a minha demissão a Sua Excelência, o senhor presidente da República”. Referiu ainda que Marcelo Rebelo de Sousa, “com grande simpatia”, não o questionou sobre os motivos dessa decisão e já a terá aceite. O presidente convocou, entretanto, o Conselho de Estado para quinta-feira, passo que terá obrigatoriamente de dar antes de dissolver o Parlamento.

Repetidamente questionado sobre se pensa recandidatar-se a primeiro-ministro, Costa começou por dizer que não quer “condicionar” o presidente da República, a quem cabe decidir “quais são os próximos passos”. No entanto, perante a insistência dos jornalistas, acabou por adiantar que não está nos seus planos regressar às funções.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!