Início » Vírus zumbis estão a acordar após 50 mil anos por causa da mudança climática

Vírus zumbis estão a acordar após 50 mil anos por causa da mudança climática

Passar duas semanas acampando nas margens lamacentas e infestadas de mosquitos do rio Kolyma, na Rússia, pode não parecer a viagem de trabalho mais glamorosa. Mas é um sacrifício que o virologista Jean-Michel Claverie estava disposto a fazer para descobrir a verdade sobre os vírus zumbis —mais um risco que a mudança climática representa para a saúde pública.

Suas descobertas revelam uma realidade sombria do aquecimento global à medida que descongela o solo que estava congelado por milênios. Claverie, 73, passou mais de uma década estudando “vírus gigantes”, incluindo aqueles com quase 50 mil anos encontrados nas camadas profundas do permafrost siberiano.

Com o planeta já 1,2°C mais quente do que nos tempos pré-industriais, os cientistas preveem que o Ártico poderá ficar livre de gelo no verão até a década de 2030. Preocupações de que o clima mais quente liberará gases de efeito estufa presos, como o metano, na atmosfera à medida que o permafrost da região derrete, têm sido bem documentadas, mas os patógenos dormentes são um perigo menos explorado.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!