Início » Economistas preveem pela primeira vez que Brasil crescerá mais em 2023 do que em 2022

Economistas preveem pela primeira vez que Brasil crescerá mais em 2023 do que em 2022

Os economistas do mercado financeiro preveem que a economia brasileira crescerá 2,92 por cento este ano, o que pela primeira vez projeta para 2023 uma expansão maior do que em 2022 (2,90 por cento), segundo uma pesquisa divulgada pelo Banco Central.

Economistas elevaram a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da maior economia da América Latina dos 2,89 por cento que esperavam na semana passada para os 2,92 por cento previstos na nova edição do Boletim Focus, pesquisa semanal realizada pelo Banco Central com uma centena de analistas.

Foi a quinta semana consecutiva em que o mercado elevou a sua projeção para o crescimento brasileiro neste ano.

No início do ano, os economistas previam um crescimento de apenas 0,60 por cento para o Brasil em 2023, esperando uma forte desaceleração após o gigante sul-americano ter crescido 5, por cento em 2021 e 2,90 por cento em 2022.

Os economistas aproximaram a sua previsão da do Governo, que na semana passada reviu em alta a sua projeção para o crescimento do PIB brasileiro este ano, de 2,5 por cento para 3,2 por cento.

O Ministério das Finanças brasileiro afirmou que tinha melhorado a sua previsão devido aos bons indicadores económicos dos últimos meses, às perspetivas positivas para a agricultura e à recuperação prevista para a China.

Tanto os economistas como o governo atualizaram as previsões depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ter anunciado um aumento surpreendente do PIB de 0,9 por cento no segundo trimestre em comparação com o primeiro trimestre, apesar das expectativas de estagnação.

Segundo o Boletim Focus, o mercado prevê um crescimento económico para o Brasil de 1,50 por cento em 2024, subindo para 1,9 por cento em 2025 e 2,0 por cento em 2026.

Plataforma com Lusa

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!