Início » Comunidade lusófona organiza evento cultural Luso-Taiwanês em outubro

Comunidade lusófona organiza evento cultural Luso-Taiwanês em outubro

Um evento de intercâmbio cultural, histórico e gastronómico será organizado em Taipei com a participação de vários historiadores, músicos e membros da comunidade lusófona de Macau e de Taiwan.

Nelson Moura

O evento ‘Bridging Cultures: An Artistic Convergence between Taiwan and Portugal’ será coorganizado pela fundação cultural Hyper Convergence Foundation e pelo restaurante português TUGA, aberto em Taipei pelo arquiteto português e residente de Macau, Carlos Macedo Couto.

“Teremos um total de 10 artistas expondo e apresentando os seus trabalhos, sendo 5 portugueses e 5 taiwaneses. Haverá também apresentações musicais diárias, ópera chinesa e apresentações de caligrafia ao vivo. Começamos tudo no dia 5 de outubro e terminamos no dia 28,” Couto indicou.

A 5 de outubro o historiador e jornalista de Macau, João Guedes, irá participar como moderador de um colóquio no Art Living Cafe em Taipei em conjunto com o autor e historiador taiwanês, Yang Zhao, antecedido da apresentação do documentário ‘As Duas Repúblicas: Sun Yat-Sen e Macau’ e de um jantar de pratos portugueses elaborado pelo chefe de cozinha do TUGA, Nelson Santos.

“Neste evento apresentaremos também algo que poucos conhecem: a história dos republicanos portugueses e a sua ajuda aos republicanos chineses e a Sun Yat-Sen, uma história que aconteceu em Macau e que um ano depois levou ao triunfo do republicano chinês revolução sobre o governo da Dinastia Qing,” indicou Couto.

Uma das maiores figuras da história chinesa, Sun Yat-Sen, foi o primeiro presidente da República da China e considerado o fundador da China moderna. O revolucionário e médico viveu e trabalhou em Macau no início do século XX.

Originalmente formado como historiador em Harvard, Yang Zhao trabalhou como editor das publicações Tomorrow Times de Taiwan e o The Journalist. Zhao é também apresentador de rádio de música clássica, comentador político, e escritor de romances, ensaios, críticas, e guias de textos clássicos.

João Guedes é jornalista e escritor, tendo trabalhos principalmente na televisão em Macau, onde produziu vários documentários e programas de rádio sobre temas históricos. É também autor de mais de uma dezena de livros, artigos e ensaios sobre a história do território na segunda metade dos séculos XIX e XX.

“Nos dias 6 e 7 de outubro apresentaremos então um novo projeto culinário centrado na viagem portuguesa na rota das especiarias e em tudo o que esta influenciou nas mesas das famílias que encontramos pelo caminho. Começaremos por “visitar” a família Colaço em Damão (6 e 7 de Outubro) e depois passaremos à família Morais Alves em Macau (13 e 14 de Outubro), e tudo será “encenado” no TUGA Taipei,” apontou Couto.

A família Colaço, uma família indo-portuguesa de Damão irão apresentar algumas das receitas indianas passadas dentro da família por várias gerações. A apresentação estará a cargo de Maria Antónia, a matriarca da familia, e do seu filho Elias Colaço, chefe de cozinha do restaurante Sosabi em Macau, e vice-presidente da da mesa da assembleia geral da Associação de Goa, Damão e Diu em Macau.

O evento irá incluir uma apresentação da história da família, e uma performance de músicas tradicionais de Damão por Elias Colaço.

O arquitecto e empresário português, Carlos Macedo e Couto, no restaurante TUGA em Taipei

“Trata-se de “Comida de Família” com receitas centenárias passadas de geração em geração. E mais “paragens” virão, não agora, mas num futuro próximo, num total de onze pontos de chegada, representando a nossa viagem (A Viagem) daquele “retângulo” europeu até ao distante Timor-Leste,” Couto acrescentou.

Outros eventos e atuações terão lugar a 24 de outubro no auditório público de Taipei, Zhongshan Hall, com mais detalhes a serem providenciados pela organização mais tarde.

Carlos Macedo e Couto, arquiteto de formação e de profissão, abriu o restaurante português TUGA em Taipei em 2015, depois de alguns anos a importar vinhos portugueses a ilha, abrindo em 2020 um restaurante TUGA em Singapura.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!