Início » 31.° Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau arranca na segunda-feira

31.° Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau arranca na segunda-feira

O Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau (CIFAM) regressa este Outono após uma interrupção de três anos deste grande evento da cidade com uma história de 30 anos. Numa organização da Direcção dos Serviços de Turismo (DST), a 31.ª edição do CIFAM decorre entre 9 de Setembro e 7 de Outubro (abarcando a semana dourada e o Dia Nacional da República Popular da China). O evento conta com a participação de companhias pirotécnicas de 10 países e regiões, que oferecerão aos residentes e visitantes espectáculos memoráveis, que irão enriquecer os programas de diversão nocturna e ajudar a dinamizar a economia das zonas comunitárias.

Plataforma Studio

A edição deste ano do CIFAM conta com as seis empresas de turismo e lazer integrado como parceiros do evento. Os detalhes do programa e atividades de extensão do CIFAM já foram divulgados pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST) em conferência de imprensa a 28 de Agosto.

No encontro com a imprensa, a diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, referiu que, prosseguindo com o objetivo da integração intersetorial de “turismo +”, mediante o esforço conjunto e a cooperação das várias partes, o  CIFAM volta a ser realizado.

O retorno deste grande evento de Macau não só proporciona espetáculos deslumbrantes aos residentes e visitantes, como também ilustra o reatar da intercomunicação entre Macau e o resto do mundo, e o regresso global da vida gradualmente à normalidade. A diretora da DST disse esperar que, através das experiências diversificadas proporcionadas pelo CIFAM, os visitantes de diferentes partes do mundo possam sentir o encanto do “turismo + eventos” de Macau.

Dez espetáculos vão iluminar o céu noturno de Macau

Fogo de artifício em Anim’Arte NAM VAN

O 31.º CIFAM realizar-se-á nos dias 11, 16, 23 de Setembro e 1 de Outubro (Dia Nacional da RPC) e 7 de Outubro deste ano. As cinco noites do evento, com duas exibições cada, trarão um total de 10 espetáculos de cerca de 18 minutos cada, a cargo de 10 companhias pirotécnicas da Ásia, Europa e Oceania. De acordo com a ordem de exibição no concurso, as companhias são provenientes: da Austrália, Suíça, Áustria, Rússia, Filipinas, Japão, China, Portugal, Reino Unido e Alemanha.

Consulte aqui o programa preparado para as cinco noites do CIFAM.

Entre as companhias participantes, as oriundas da Suíça, Áustria, Rússia, Filipinas e Interior da China são uma estreia em Macau. As restantes cinco companhias que atuaram anteriormente no CIFAM são concorrentes fortes. A cerimónia de anúncio dos vencedores e entrega de prémios do concurso deste ano terá lugar na noite do dia 7 de Outubro, após os dois últimos espetáculos pirotécnicos do evento.

Fogo-de-artifício de vários ângulos e locais para apreciar e tirar fotografias

Avenida do Oceano da Taipa

Para atrair mais residentes e visitantes a apreciarem o fogo-de-artifício através de diferentes locais, para esta edição são especialmente recomendados os cinco melhores pontos para apreciar as exibições: na Avenida Dr. Sun Yat-Sen do Centro Ecuménico Kun Iam até à Zona de Lazer Marginal da Estátua de Kun Iam, no passeio ribeirinho do Centro de Ciência de Macau, no Anim’Arte Nam Van, na Avenida de Sagres (ao lado do Hotel Mandarin Oriental, Macau) e na Avenida do Oceano, Taipa. Por outro lado, o canal chinês da Rádio Macau (FM100.7) transmitirá, em tempo real, a música de fundo que acompanha os espetáculos de fogo-de-artifício, que terão lugar às 21h00 e às 21h40 de cada noite, para facilitar a apreciação do fogo-de-artifício em diferentes locais. Além disso, os canais TDM Ou Mun e TDM Entretenimento transmitirão o evento em direto.

Votação online para aumentar participação do público no evento


Passeio à beira-mar do Centro de Ciência de Macau

A DST vai lançar um passatempo de votação online, para aumentar o envolvimento dos residentes e visitantes no CIFAM. O público pode entrar no passatempo seguindo informações para acesso online ou por digitalização de código QR nas zonas de apreciação. Cada vez que votarem, os participantes entram de imediato num sorteio, para obter lembranças e descontos de comércio. Se os participantes votarem na equipa que vencer o CIFAM, são automaticamente conduzidos para um “concurso final”, num convite aos espectadores para apreciarem os espetáculos com atenção redobrada.

Arraial anima a atmosfera das noites de exibição

Avenida de Sagres (ao lado do Hotel Mandarin Oriental de Macau)

A DST volta uma vez mais a cooperar com a União Geral das Associações dos Moradores de Macau para organizar o popular Arraial do Fogo-de-Artifício. O arraial terá lugar das 17h00 às 23h00, durante as cinco noites do CIFAM, na zona junto à Torre de Macau, apresentando uma combinação de gastronomia, espetáculos e jogos, para enriquecer o programa de cada noite de exibições.

Por outro lado, pela primeira vez este ano, associações comunitárias organizam no Anim’Arte Nam Van e na Zona de Lazer da Marginal da Taipa, uma feira do festival de fogo-de-artifício, para que os residentes e visitantes possam escolher diferentes locais para apreciar cada noite de exibição de fogo-de-artifício, saborear petiscos, jogar jogos e assistir a espetáculos de animação.

Atividades de extensão do evento para registar momentos memoráveis

Zona de Lazer Marginal da Estátua de Kun Iam

A edição do CIFAM deste ano irá contar com um concurso de fotografia e um concurso de desenho para estudantes, para os amantes da fotografia e os estudantes darem aso à sua criatividade. Os dois concursos são organizados, respectivamente, pela Associação Fotográfica de Macau e pela Associação dos Artistas de Belas-Artes de Macau. O prazo de entrega das obras decorre de 9 de Setembro a 31 de Outubro de 2023. Para mais informações, consultar a página eletrónica.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!