Início » Economia foi-se abaixo com a Jornada do Papa em Portugal

Economia foi-se abaixo com a Jornada do Papa em Portugal

Menos dormidas em hotéis, menos consumo em restaurantes, menos compras no comércio (como vestuário e calçado). Empresários queixam-se. Indicador do Banco de Portugal mostra que houve uma aterragem suave até 5 de agosto, o penúltimo dia do Papa no país

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a visita do Papa Francisco a Portugal puxou por algum investimento público e privado, mas, no geral, a evolução da atividade da economia ressentiu-se, tendo entrado em terreno negativo entre meados de julho e o final da primeira semana de agosto, mostram dados do Banco de Portugal (BdP).

De acordo com várias fontes empresariais e oficiais, houve coisas boas (algum investimento que fica feito e pode ser rentabilizado, esperam alguns altos responsáveis, como o primeiro-ministro e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa), mas há sinais que mostram ter havido retração no turismo habitual, para dar lugar ao enorme fluxo de “jovens peregrinos” que veio ao evento católico. Menos dormidas em hotéis, menos consumo em restaurantes, menos compras no comércio (como vestuário e calçado).

Como constatou o Dinheiro Vivo (DV) durante a semana da JMJ, as geladarias da Baixa lisboeta tinham filas significativas, à porta, por vezes muito significativas, algumas quase do tamanho das do elétrico 28.

Os supermercados foram como que invadidos, literalmente. Um gerente de uma loja de uma grande cadeia de distribuição alimentar comentou ao DV, sorridente: “Esta tarde, faturámos em duas horas o mesmo que num dia inteiro normal, até podíamos fechar já a loja [risos]”.

Os cafés, restaurantes e snack-bares, alguns tinham acordo com a organização da JMJ (tinham menus peregrinos preparados, cofinanciados em muitos casos).

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!