Início » Chefe do Executivo quer maioria das escolas primárias de Macau a ensinar português

Chefe do Executivo quer maioria das escolas primárias de Macau a ensinar português

Macau tem 77 escolas primárias, mas a maioria não ensina português. O Chefe do Executivo de Macau, Ho Iat Seng, quer mudar isso.

Na passada sexta-feira o Chefe do Executivo de Macau, Ho Iat Seng, disse aos deputados da Assembleia Legislativa que a promoção da língua portuguesa “é uma responsabilidade do setor da educação”.  Por isso, quer que a maioria das escolas primárias de Macau estejam capacitadas para ensinar a língua portuguesa.

O Chefe do Executivo afirmou que o Governo Central atribuiu a Macau a missão de ligar a China aos Países de Língua Portuguesa, e que para isso seria desejável que os residentes pudessem aprender português desde a infância.

Segundo o jornal Ponto Final, 36 das 77 escolas primárias de Macau oferecem aulas de português – menos de 50 por cento. Ho Iat Seng afirmou que gostaria de aumentar esse número para mais de 40. Caso isso aconteça, significa que a maioria das escolas em Macau (51 por cento) ensina português aos alunos.

No mês passado, a Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude lançou um Programa de Formação em Língua Portuguesa, com a duração de quatro anos, para alunos do ensino secundário.

O Chefe do Executivo disse aos deputados que Macau é a região chinesa com o maior número de pessoas a estudar em Portugal, provando “que o português continua a ser muito atrativo para as novas gerações”.

Leia também: Estudantes de Macau sofrem com o aumento das rendas

Acrescentou também que o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, “garantiu o apoio ao desenvolvimento do ensino português em Macau” no encontro que teve com Ho em abril deste ano.

No mês passado, a Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude lançou um Programa de Formação em Língua Portuguesa, com a duração de quatro anos, para alunos do ensino secundário.

 

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!