Início » Superlua iluminou céus em todo o mundo. Fenómeno repete-se ainda este mês

Superlua iluminou céus em todo o mundo. Fenómeno repete-se ainda este mês

A Lua volta a estar maior e mais brilhante na noite de 30 para 31 de agosto, quando estará a 357.344 quilómetros de distância da Terra.

Os céus de todo o mundo iluminaram-se esta noite com a primeira de duas superluas que acontecem neste mês de agosto. Na noite desta terça para quarta-feira, a Lua esteve a 357.530 quilómetros de distância da Terra.

O fenómeno vai repetir-se ainda este mês, na noite de 30 para 31 de agosto, qundo a Lua estará ainda mais perto: a 357.344 quilómetros. Segundo o jornal The Guardian, por ser a segunda superlua do mês é também apelidada de “Lua Azul”.

De acordo com a agência espacial norte-americana NASA, a superlua acontece quando “a órbita da Lua está mais próxima da Terra, ao mesmo tempo em que a Lua está cheia”.

“Quando uma lua cheia aparece no perigeu, ela é ligeiramente mais brilhante e maior do que uma lua cheia normal – e é aí que temos uma superlua”, explica a NASA. “No seu ponto mais próximo, a lua cheia parece cerca de 17% maior e 30% mais brilhante do que as outras luas ao longo do ano”, acrescenta.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!