Início » China e Emirados realizam exercícios aéreos conjuntos pela primeira vez em agosto

China e Emirados realizam exercícios aéreos conjuntos pela primeira vez em agosto

Lusa

As forças aéreas da China e dos Emirados Árabes Unidos vão realizar um exercício em conjunto na região de Xinjiang, no noroeste chinês, em agosto, informou hoje o Ministério da Defesa do país asiático, em comunicado.

Os exercícios, batizados de “Falcon Shield-2023”, são os primeiros a serem realizados em conjunto pelas forças aéreas dos dois países.

De acordo com o comunicado, que não especificou a data dos exercícios, o objetivo é “aprofundar os intercâmbios a nível prático”, bem como fortalecer a cooperação entre os dois exércitos e melhorar a confiança mútua.

Os Emirados Árabes Unidos são um dos países árabes do Golfo tradicionalmente aliados dos Estados Unidos, mas também mantêm relações próximas com a China, um dos destinos mais importantes para as exportações de petróleo da região.

Pequim está a tentar afirmar-se como o maior parceiro comercial e um dos principais aliados políticos do mundo árabe, especialmente depois da celebração, no ano passado, de duas cimeiras “históricas” em Riade, entre o Presidente chinês, Xi Jinping, e os líderes do Golfo Pérsico, Médio Oriente e norte de África.

A China mediou também o restabelecimento das relações entre a Arábia Saudita e o Irão, em março deste ano.

O Irão e a Arábia Saudita retomaram este ano as relações diplomáticas, cortadas há sete anos por Riade após ataques às suas sedes diplomáticas na República Islâmica. O acordo entre as duas potências no Médio Oriente foi assinado na China, onde as duas partes mantiveram negociações com o apoio de Pequim.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!