Início » Mais de 74% das mulheres já sofreram assédio ou preconceito na vida profissional, diz pesquisa

Mais de 74% das mulheres já sofreram assédio ou preconceito na vida profissional, diz pesquisa

ISTOÉ

O mês de março marca o Dia Internacional da Mulher, mas, especialmente este ano, também marcou episódios de assédio na televisão brasileira, com MC Guimê e Antônio Carlos Júnior (Cara de Sapato) no Big Brother Brasil 23, na TV Globo, em imagens que mostravam importunação sexual. Conforme mostrado anteriormente em reportagem da IstoÉ Dinheiro, essa realidade se estende a outros locais e âmbitos da vida, incluindo a profissional.

Um levantamento exclusivo da plataforma Infojobs mostra que mais de 74% das mulheres já sofreram assédio ou preconceito na vida profissional. A situação também ocorre até mesmo antes da contratação: pelo menos 61,9% já enfrentaram situações invasivas nos processos seletivos.

Entre os dados da pesquisa, também aparecem outros números alarmantes:

  • 88,5% das mulheres acreditam que as oportunidades não são as mesmas para ambos os gêneros;
  • 74,1% das entrevistadas afirmam já ter sofrido assédio ou preconceito na vida profissional (a abordagem partiu de superiores em 72,7% dos casos, seguido de colegas de trabalho em 12,9% das vezes);
  • 43,8% das mulheres teve receio de reportar e omitiu a situação;
  • apenas 25,7% se posicionou no mesmo momento, 16,7% pediu demissão e 3,8% comunicou ao RH.

“Precisamos falar sobre como tornar ambientes profissionais mais igualitários desde a base, lá no processo seletivo e também na cultura das empresas”, comentou Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.

O apontamento de Ana é reforçado por números apresentados no levantamento. Afinal, 61,9% já enfrentaram situações invasivas em processos seletivos, onde o foco não era apenas suas habilidades profissionais. A situação é pior em áreas predominantemente masculinas, como engenharia ou tecnologia, já que 89,7% das respondentes acreditam que o gênero influencia na contratação.

Uma vez inseridas no mercado de trabalho, as barreiras se mantêm. Na percepção de 88,4%, as mulheres enfrentam mais dificuldades para se desenvolver quando comparado com outros grupos. Além disso, 69,7% afirmam que já tiveram a credibilidade questionada apenas por ser mulher.

Entre os principais desafios enfrentados, destacam-se: conquistar uma oportunidade de emprego (27,7%) e a dificuldade para conquistar reconhecimento e crescer profissionalmente (26,3%). Em 2022 a mesma pergunta foi feita, e os mesmo pontos apareceram em destaque.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!