Início Eleitos Apresentar um sistema inteligente que alivie o trânsito na Pérola Oriental

Apresentar um sistema inteligente que alivie o trânsito na Pérola Oriental

Lo Choi In*

O congestionamento do tráfego na área da Pérola Oriental e das Portas do Cerco tem vindo a tornar-se cada vez mais grave e gerado cada vez mais críticas de residentes.

Durante uma reunião da Comissão de Acompanhamento para os Assuntos da Administração Pública da Assembleia Legislativa, foi revelado que a situação do tráfego não melhorou significativamente após a entrada em operação do Viaduto da Pérola Oriental.

O público também tem dúvidas sobre a eficácia das propostas de melhoria apresentadas recentemente pelas autoridades, incluindo o estudo sobre a abertura da faixa direita das Portas do Cerco em direção à Avenida Norte do Hipódromo através da Avenida Leste do Hipódromo.

As autoridades relevantes devem estudar o projeto e o layout da substituição da rotunda por cruzamentos e introduzir um sistema de gestão e análise de dados de tráfego, além de um sistema de ‘semáforos inteligentes’ que ajude a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego na área.

Mudar o design e introduzir um sistema inteligente

A principal razão para o congestionamento é que o planeamento de trânsito em redor da Pérola Oriental não acompanhou o ritmo de desenvolvimento da área.

A rotunda é uma construção do século passado e tem como vantagens ser uma construção relativamente económica e que melhora a segurança de condução.

No entanto, à medida que o número de veículos aumenta, a rotunda atingiu a sua capacidade máxima de tráfego. As autoridades devem, portanto, instalar semáforos adicionais, que bloqueiem o tráfego na via circular.

A rotunda perdeu completamente a sua função de absorver o fluxo de trânsito a toda a hora. O desenho circular da rotunda ocupa também uma grande área e não é adequado para momentos de tráfego intenso. As autoridades devem considerar mudar a localização da rotunda da Pérola Oriental e a sua transformação num cruzamento que permita aumentar a capacidade da via.

Globalmente e na China, sistemas que recolhem dados rodoviários em tempo real de maneira a ajustar o funcionamento de semáforos estão em uso há já muito tempo.

Há dois anos a nossa cidade vizinha de Hong Kong iniciou também um sistema piloto de sinalização adaptável em tempo real.

Sem a utilização de metadados ou Big data, os sinais de trânsito não podem ser ajustados imediatamente de acordo com as condições reais de trânsito e não é possível desviar o fluxo de tráfego de forma eficaz.

As autoridades devem manter como o seu objetivo principal construir uma cidade inteligente e introduzir um sistema de análise de dados de tráfego e semáforos inteligentes o mais rápido possível.

Deste modo, será possível a identificar dados como o comprimento das filas de trânsito dentro de uma área especifica, e ajustar os semáforos existentes em tempo real de uma maneira que atenda às necessidades reais e alivie os problemas de congestionamento.

*Aliança de Sustento e Economia de Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!