Início Eleitos Fortalecer o apoio grupos de base

Fortalecer o apoio grupos de base

Lei Leong Wong*Lei Leong Wong

De acordo com o Departamento de Estatísticas e Censos, a taxa de desemprego da população local mais recente chegou a 4,3 por cento, com a taxa de subemprego a atingir 3,2 por cento. Embora esses números sejam melhores do que durante a pandemia, ainda há uma diferença significativa quando comparados com os do período pré-pandemia.

Muitos residentes comuns ainda enfrentam problemas como subemprego e até mesmo o desemprego, especialmente quando se trata de despesas como moradia, assistência médica e educação dos filhos, que não afetam apenas as suas vidas pessoais, mas também pressionam as finanças familiares.

Por exemplo, alguns residentes estão agora desempregados ou sofreram uma redução de rendimentos enquanto aguardavam por habitação social, pelo que só podem usar as suas restantes poupanças ou pedir dinheiro emprestado a familiares e amigos para pagar a renda.

O Governo introduziu o plano provisório de atribuição de abono de residência a agregados familiares da lista de candidatos a habitação social em 2008, mas este plano não é aplicável para os candidatos a habitação social que se encontram em lista de espera.

Embora alguém na lista de espera possa agora receber um apartamento em pelo menos quatro anos ou menos, as despesas mensais de aluguer so causam mais ansiedade a pessoas que se encontram já numa situação vulnerável. Embora a economia esteja a recuperar gradualmente, muitos funcionários ainda não reentraram no mercado de trabalho e muitos residentes estão ansiosos por uma esmola antecipada que possa aliviar a pressão nas suas vidas.

O governo deve prestar muita atenção aos desempregados e às pessoas com dificuldades financeiras afetadas pela pandemia e formular medidas para estabilizar a subsistência das pessoas, de modo que toda a comunidade, incluindo a população de base, possa cooperar na recuperação económica pós-pandemia.

De momento, embora os agregados familiares em Lista de Espera para habitação social possam receber um apartamento em quatro anos ou menos, aqueles que se candidatam à habitação social são moradores de base e suas despesas mensais residenciais são um problema sério nas suas vidas. As autoridades devem prestar assistência adequada através do Subsídio para Lista de Espera aos candidatos regulares, de modo a aliviar as suas despesas de alojamento durante o período de espera.

Ao mesmo tempo, na fase inicial da recuperação económica, além de continuar a intensificar esforços para promover a melhoria da situação empresarial de várias indústrias em Macau, é também necessário rever e avaliar continuamente o desenvolvimento do mercado e o ambiente de emprego dos moradores e introduzir as medidas necessárias atempadamente. O Governo deverá adiantar o pagamento da Comparticipação Pecuniária em curso deste ano, de maneira a aliviar a pressão do custo de vida dos residentes sem aumentar as despesas das finanças públicas.

Além disso, o Carnaval de Consumo de Macau 2022 lançado pelo governo em outubro do ano passado gerou um volume de consumo indireto de 1,33 mil milhões de patacas nos quatro meses desde o seu lançamento até ao seu fim em 28 de fevereiro, impulsionando a recuperação económica pós-pandémica de Macau e alcançando bons resultados.

Recomenda-se que as autoridades explorem a viabilidade de lançar uma segunda fase desta iniciativa o mais rápido possível, de modo a manter o ímpeto de consumo e expandir a procura interna, reforçando assim a confiança do setor empresarial local na manutenção das suas operações e beneficiando os residentes ao mesmo tempo.

*Aliança de Povo de Instituição de Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!