Início » Seis em cada dez portugueses estão a viver pior do que em 2021

Seis em cada dez portugueses estão a viver pior do que em 2021

Ainda não se tinha fechado a porta da pandemia quando a janela da guerra se abriu e dissipou qualquer réstia de otimismo face ao futuro. A confiança dos consumidores europeus tem caído a pique desde fevereiro e a fé na capacidade dos líderes para controlarem a escalada de preços é cada vez menor. Em Portugal, acredita-se mesmo que a inflação se vá prolongar por tempo indeterminado, agravando o facto de já seis em cada dez portugueses estarem pior financeiramente do que no ano passado, segundo o European Consumer Payment Report 2022, promovido pela Intrum, que inquiriu nesta edição mais de 24 mil cidadãos de 24 países da Europa.

O cenário de instabilidade económica e de incerteza geopolítica está a fazer com que os consumidores se sintam “ainda mais inseguros do que durante os dias mais sombrios do confinamento”, dá conta o relatório. Luís Salvaterra, diretor-geral da empresa de serviços de gestão de crédito, explica ao Dinheiro Vivo que a questão transcendeu a condição financeira e que as pessoas estão mentalmente afetadas: “A inflação pesa no rendimento diário das famílias, levando a uma perda de poder de compra e a uma quebra no nível de vida.”

A “ansiedade da fatura” é real, com cada vez mais consumidores a sentirem preocupação relativamente às contas, já que não sabem se pagarão mais a cada mês. Inclusive, mais de 70% dos portugueses entrevistados consideram que as suas despesas fixas estão a evoluir mais rápido do que a sua remuneração. O valor compara com 51% em 2021, traduzindo uma subida de 22% no espaço de um ano, justificada, em parte, pelo facto de as empresas não estarem a realizar aumentos salariais em equilíbrio com a inflação, que em outubro chegou quase aos 11%, nota o mesmo responsável.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!